CARREIRA CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO PRODUTIVIDADE

ACELERE SEU WORKFLOW DE EDIÇÃO

16 de outubro de 2018

author:

ACELERE SEU WORKFLOW DE EDIÇÃO

Você com certeza já ouviu a frase “tempo é dinheiro” por aí. Esta é uma ideia que se aplica a muitas profissões, mas talvez para um videomaker ela se encaixe ainda mais perfeitamente. Atrasar um projeto pode ter um efeito dominó catastrófico que pode levar semanas ou até meses para se recuperar. Manter uma boa organização e workflow é indispensável para sua estrutura continuar funcionando.

Claro, a primeira tática de defesa contra esses atrasos é evitar que eles aconteçam, em primeiro lugar. Portanto, dá uma olhada nessas cinco dicas do site 4K Shooters para melhorar a sua estratégia de workflow:

Corte bruto, corte fino, corte final

Você já deve conhecer essa regra de ouro da edição. Contudo, vamos ser sinceros: você aplica isso no seu trabalho? Muitos editores acabam fazendo o corte final muito cedo e desperdiçando um tempo precioso que deveria ser dedicado a correções de cor e mixagem de áudio, por exemplo.

Os cortes finos são extremamente importantes, mas eles podem esperar. Portanto não queime largada e siga esta regra: faça primeiro o corte bruto, depois o corte fino e, em seguida, o corte final.

Inscreva-se em uma Biblioteca de Música Royalty Free

Ao invés de começar a escavar a internet inteira atrás de músicas e efeitos de áudio Royalty Free (que não exige direitos autorais), você pode simplesmente fazer um cadastro em uma biblioteca que vai poder utilizar sempre que precisar.

Claro que escolher uma biblioteca é uma tarefa bastante pessoal. Você certamente vai querer uma com uma grande variedade de opções por um preço razoável. E se você muitas vezes precisa também de templates gráficos ou mesmo de imagens de banco, o ideal é escolher uma biblioteca que tenha tudo isso.

Comece a usar a técnica de Pomodoro no seu Workflow

Como editor, sua habilidade ou foco pode aprimorar ou brecar a sua produtividade. Para te manter ativo, tente integrar a técnica de Pomodoro ao seu workflow diário.

Em primeiro lugar, divida seu trabalho em espaços de 25 minutos e faça pausas de 2 a 3 minutos entre cada um deles. Uma vez que você fizer isso por 4 vezes seguidas, você tem direito a uma pausa maior, de 20 minutos.

Refrescar sua mente regularmente é uma ótima maneira de compartimentalizar seu trabalho, evitar distrações e se manter focado por mais tempo. E graças aos Pomodoro Timers, essa é uma técnica super fácil de seguir.

Atalhos de teclado

Estes são a chave para um workflow mais simples e fácil para o seu dia a dia. Existem inclusive algumas capas para teclado que mostram os atalhos, facilitando a vida. Você pode também apenas memorizar todos os atalhos, ou ainda lembrar em tutoriais ou listas todos os que mais usa.

Fique confortável

Pense bem: você vai ficar sentado na sua ilha de edição por horas todos os dias. Sua atenção pode se dispesar, sua vontade de levantar para ir fazer um lanche pode também ser um desafio! Então que tal garantir o seu foco transformando o seu escritório ou mesmo o seu home office em um oasis da pós produção?

O que significa isso?

Bom, primeiramente ter uma cadeira confortável e ergonômica pode facilitar demais. Arrumar a sua estação de trabalho e deixar seu telefone na porta ao invés de em cima da mesa, podem ser táticas bastante úteis.

Vários estudos já mostram que o conforto numa estação de trabalho tende a aumentar a sua produtividade. Portanto, criar um ambiente no qual você se sinta bem vai aprimorar demais o seu workflow.

Em resumo

Existem grandes chances de você já conhecer algumas destas dicas, ou mesmo todas elas. Entretanto, o que vai fazer toda a diferença no seu workflow é colocá-las em prática no seu dia a dia.

Todos nós sabemos como pode ser difícil dedicar tempo ao cronograma dos nossos projetos e ao mesmo tempo parar e procurar melhorar o workflow. Contudo, as consequências de deixar rolar, sem esse tempo para rever seus conceitos pode acabar custando caro no futuro. É como dissemos no começo deste post “tempo é dinheiro”. Ou seja, investir um pouco de esforço na sua rotina de edição pode definitivamente dar frutos a longo prazo.

Já assistiu a live sobre produtividade? Este é o OZI Talks com Tiago Batista, professor e pesquisador de hábitos saudáveis e o impacto no bem estar. O Tiago acredita que para vivermos uma vida extraordinária, ninguém precisa de nada além de educação, estilo de vida e uma alimentação saudável. Dá uma olhada!

Continue seguindo o canal da OZI no YouTube para acompanhar muito mais dicas.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário