AFTER TIPS CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO

AFTER EFFECTS: COMO CRIAR MÁSCARAS APENAS PARA EFEITOS

30 de junho de 2020

author:

AFTER EFFECTS: COMO CRIAR MÁSCARAS APENAS PARA EFEITOS

Fala galera! Uma das grandes dificuldades de trabalhar com efeitos de modo geral no After Effects era a impossibilidade de usar diferentes efeitos na mesma layer, por exemplo. Por isso, na versão de 2018 do After Effects a Adobe inseriu uma nova funcionalidade de usar máscaras apenas nos efeitos.

Aqui no blog da OZI nós já falamos em outras oportunidades sobre efeitos e criações usando After Effects. Clique aqui e confira todos os posts sobre o assunto.

Isso ajudou muito na vida de quem trabalha com animação. Porém, ainda é uma propriedade bastante desconhecida do público. Confira abaixo o vídeo do OZI Tools com Francisco Catão, professor do curso Detonando no After Effects para descobrir como fazer isso e facilitar a vida na hora de criar uma animação com diferentes efeitos na mesma camada:

Como usar máscaras apenas para efeitos no After Effects

Em primeiro lugar, é importante entender que, normalmente, para utilizar dois efeitos num mesmo texto, como no exemplo citado acima, você teria algumas opções como criar duas layers e adicionar o efeito apenas em uma delas, ou ainda criar uma Adjustment layer específica.

Como você viu acima, existe uma forma muito mais simples. Antes de mais nada, você deve criar a sua composição e inserir o texto que você quer inserir efeitos. Em seguida, escolha o efeito desejado no menu ao lado direito.

Dessa forma, você poderá ver o efeito na layer inteira.

Agora é hora de criar a sua máscara. Selecione a Pen tool a desenhe a máscara sobre a parte da composição que você quer que esteja com um efeito diferente.

Depois no controle de layers e efeitos, basta abrir o efeito que você quer mascarar e, em Compositing options, clique no botão +.

Como você viu ainda, uma das vantagens de usar máscaras apenas nos efeitos é a possibilidade de animar também apenas o efeito, mantendo a layer intacta, o que pode ser bastante útil dependendo do seu projeto.

Esse foi um post curto com uma técnica bastante simples. Apesar disso, essa pode ser uma boa vantagem para agilizar o seu trabalho e obter resultados mais rápidos no After Effects.

Espero que tenha gostado! Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes para a sua carreira no audiovisual.

Até a próxima, pessoal!

Deixe o seu comentário