ÁUDIO CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO

AUDACITY: 5 DICAS PARA EDIÇÃO DE ÁUDIO

2 de março de 2020

author:

AUDACITY: 5 DICAS PARA EDIÇÃO DE ÁUDIO

Olá, pessoal! Para trabalhar com vídeo, você tem que, invariavelmente, saber alguma coisa sobre áudio. Ainda que não seja a sua área, entender como funcionam a maioria dos programas de áudio é importante para que você possa manter a qualidade da sua gravação. Por isso hoje vamos dar algumas dicas utilizando um programa simples e gratuito, o Audacity.

O Audacity é um dos programas mais famosos para edição de áudio muito por conta de sua interface simples de usar e também por conta de seus recursos que, apesar de limitados, dão uma boa base para quem quer começar a levar este assunto mais a fundo e trabalhar futuramente com softwares como Adobe Audition e Pro Tools, por exemplo.

O Audacity é o software padrão para muitos criadores de conteúdo multimídia, porque além de ser gratuito, também é relativamente fácil de usar. Como bônus, ele não consome muita energia da CPU, portanto, pode ser executado em praticamente qualquer computador. Embora sua estética não seja exatamente moderna, suas recentes atualizações parecem melhores do que nunca.

Diferente de outros softwares, muito mais caros e feitos para engenheiros de áudio profissionais, a abordagem mínima do Audacity ajuda a simplificar a experiência. Contudo, não se engane: por trás dessa fachada simples, está um gigante adormecido, com recursos robustos com os quais você pode experimentar ao longo do tempo.

O Audacity pode funcionar tanto para editar um podcast, quanto para editar o áudio externo de um vídeo ou uma narração. Se você realmente deseja aumentar a qualidade dos seus vídeos (e você precisa fazer isso), trabalhar o áudio faz uma diferença notável. Veja abaixo algumas dicas para começar a usar o Audacity.

1. Introdução ao Audacity

Primeiramente, você precisa baixar o Audacity, que funciona em sistemas operacionais Windows, Mac e até Linux. Ao abrir o software, você começará com um novo arquivo e poderá importar um arquivo de áudio ou gravar diretamente.

Para importar, vá para File > Import, localize e clique no arquivo de áudio desejado. Para gravar, pressione o botão vermelho do círculo no canto superior esquerdo da tela ou pressione “R.”

A importação de um arquivo criará automaticamente uma nova faixa. Ao gravar, o áudio será gravado na faixa atual, mas você pode usar “Shift + R” para gravar em uma nova faixa. Se você quiser colocar o áudio em camadas com música ou se tiver vários arquivos, terá uma faixa para cada um, o que facilita a edição (você pode ainda pressionar o botão “Solo” no lado esquerdo da tela. para ouvir apenas essa faixa e silenciar as outras).

Muitas vezes, um pouco de música de fundo pode tornar seu vídeo mais animado e adicionar emoção ao que está acontecendo na tela.

2. Ajustando os níveis de áudio

Captar o som em gravador dedicado é uma das melhores maneiras de obter qualidade de som. Entretanto, às vezes o som pode estar muito suave, caso você reduza o ganho do gravador para não capturar sons como a respiração ou outros ruídos próximos.

Para aumentar um pouco este som, selecione a faixa e acesse Effects > Amplify e pressione “OK”. Dessa forma, a onda se expande um pouco, ficando mais fácil de ouvir. Você também pode ajustar o volume de certas partes do clipe usando a “Envelope Tool” – que se parece com uma linha entre duas setas.

Se a amplificação do som não for suficiente (ou muito), vá para o controle deslizante “Gain” no lado esquerdo da faixa e ajuste de acordo. No passado, recomendamos que o nível geral de áudio esteja entre -10db e -14db – quanto mais perto você chegar de 0, maior a probabilidade de o áudio parecer distorcido.

3. Livre-se do barulho e do silêncio

Caso você capture áudio em um ambiente com ruídos externos, é possível diminuir o volume destes sons indesejados. Acesse Effects > Noise Reduction no menu superior. Selecione “Get Noise Profile”, em seguida, selecione a faixa inteira ou qualquer parte da faixa com ruído e use Effects > Noise Reduction novamente. O efeito permite eliminar ruídos provenientes de ventiladores, respiração e outros aborrecimentos.

Com o Audacity, você não precisa remover o silêncio de um clipe manualmente usando a ferramenta de seleção. Frequentemente, ao gravar uma entrevista, por exemplo, há momentos de silêncio que podem aumentar o tempo de execução geral do clipe. Em vez de excluir todos esses momentos, você pode destacar o clipe inteiro e, mais uma vez, usar o menu de efeitos.

Solucione este problema usando Effects > Truncate silence. Ele removerá todos os momentos silenciosos do clipe. Para a minha faixa, ele excluiu cerca de 15 segundos de silêncio; lembre-se de que ele diminuirá seu clipe, dependendo da quantidade de silêncio existente.

4. Fading In e Out

Abaixar ou aumentar o som gradualmente, especialmente quando você inicia uma música de introdução, é importante – facilita a entrada das entrevistas ou pessoas falando. Além disso, você não quer começar com uma música no volume máximo.

Para fazer isso no Audacity, destaque os primeiros segundos do clipe e vá para Effects > Fade In . Depois de clicar nele, você perceberá que a forma de onda é pequena no início e aumenta progressivamente até corresponder ao restante da forma de onda.

Em seguida, vá para a outra extremidade do clipe e destaque os últimos segundos e selecione Efeito> Fade Out . O clipe resultante ficará gradualmente mais silencioso até terminar. Com esses efeitos, seu áudio não será tão perturbador no começo e nem terminará tão abruptamente.

5. Exportando o arquivo finalizado

Para exportar, clique em File > Export e selecione o tipo de arquivo. Você pode selecionar “Export to MP3” ou “Export to WAV” no menu suspenso Export, mas existem outras opções se você selecionar File > Export > Export audio. Após definir suas configurações, você pode clicar em “Save” e exportar seu arquivo para o destino desejado.

Com isso, você pode mover o arquivo de áudio para uma edição de vídeo ou enviá-lo para uma plataforma.

6. Atalhos para Audacity (Bônus)

Como você pôde ver acima, o Audacity não é um software muito complicado de usar. De qualquer forma, veja abaixo uma lista de atalhos para facilitar o seu workflow:

  • Novo arquivo – Ctrl + N
  • Abrir arquivo – Ctrl + O
  • Salvar – Ctrl + S
  • Desfazer – Ctrl + Z
  • Cortar – Ctrl X
  • Copiar – Ctrl C
  • Colar – Ctrl V
  • Ajusta a trilha à largura da janela – Ctrl + F
  • Amplie e reduza a faixa – Ctrl + rolagem do mouse
  • Gravação – R
  • Gravar nova faixa – Shift + R
  • Play/Pause – Space

É importante ressaltar que usar o Audacity é uma das melhores maneiras de começar a entrar no universo do áudio. Quando você começar a sentir algumas limitações poderá migrar para outros softwares dedicados mais especializados.

Espero que tenha gostado das dicas. E você, já usou o Audacity? Conta pra gente nos comentários e aproveite para seguir o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes sobre audiovisual. Até a próxima!

Deixe o seu comentário