CARREIRA CATEGORIAS DICAS NOTÍCIAS OZI VLOG PRODUÇÃO

7 COISAS PARA FAZER EM MOMENTOS DE CRISE

19 de março de 2020

author:

7 COISAS PARA FAZER EM MOMENTOS DE CRISE

Olá, pessoal! Existem alguns momentos em que alguma crise surge absolutamente do nada para atrapalhar os negócios. Para nós que trabalhamos com vídeo, ficar parados por algum tempo pode significar menos ganhos e, consequentemente, mais tempo ocioso.

Como você deve ter notado durante esta semana, algumas atividades estão sendo interrompidas no mundo todo. Contudo, não é momento de perder a cabeça ou incitar o pânico. É preciso entender que uma crise dessas pode aparecer, mas ela precisa terminar em algum momento.

Obviamente, com tudo o que vem acontecendo no Brasil e no mundo, muitas outras indústrias, assim como o ramo cinematográfico recebeu um soco no estômago. De fato, a maioria de nós está tendo de lidar com trabalhos cancelados ou adiados. E não temos muito o que fazer – pelo menos – nas próximas semanas durante essa crise. Em vez de ver o copo meio vazio, veja abaixo 7 atividades que você pode fazer como videomaker para preparar melhor o seu futuro.

Antes disso, assista o recado do Maurício Fonteles sobre o momento no qual estamos passando e sobre o que vai acontecer com o mercado de vídeo:

7 coisas para fazer em momentos de crise

Grande parte dos videomakers está vendo seus trabalhos serem cancelados ou adiados. Como muitos de nós trabalham como freelancers, não há muito a fazer senão esperar por melhores dias e nos preparar para o futuro.

Em vez de ficar deitado no sofá assistindo todos os documentários do Netflix durante essa crise, aqui estão algumas dicas do que fazer com este tempo livre:

1. Limpe e organize seu equipamento

Essa é provavelmente a coisa número um que acabamos negligenciando enquanto videomakers. Você está usando sua câmera, lentes, luzes e acessórios todos os dias, porém não cuida dos seus equipamentos tanto quanto deveria.

Reserve um tempo para uma boa limpeza em todos os seus equipamentos de câmera. Assim, quando as filmagens voltarem, você estará pronto. Além disso, é uma bela ocasião para começar a pensar em como organizar, armazenar, transportar e embalar seu equipamento com mais eficiência.

2. Limpeza do computador e organização de projetos

Algo que pode ajudar muito futuramente é formatar e reinstalar o sistema operacional do seu computador. Existem diversos motivos para adiar uma tarefa como esta, uma vez que estamos sempre trabalhando em um projeto e nossas máquinas não tem três dias disponíveis para reinstalar completamente todos os seus softwares / plug-ins. É uma oportunidade fantástica para formatar sua máquina principal de edição.

Além disso, você pode aproveitar esta oportunidade para limpar seus discos rígidos, arquivar projetos e liberar espaço. Dessa forma, quando os projetos chegarem mais tarde, seu sistema estará atualizado com muitos gigabytes disponíveis.

3. Trabalhe em um novo demo reel

Estamos no início de 2020 e a maioria de nós provavelmente ainda não atualizou o demoreel. A boa notícia é que agora você tem algumas horas de sobra para montar o seu. Aproveite essa oportunidade!

Caso ainda não tenha lido, conheça algumas dicas para montar o seu demoreel.

4. Continue aprendendo

Fazer vídeo é um trabalho muito exigente. No final de doze horas úteis, ler um livro ou experimentar novas técnicas geralmente não é a coisa número um que você deseja fazer. Enquanto freelancer, você deve sempre aprender coisas novas e aperfeiçoar sua arte, embora nós geralmente não saibamos como encontrar tempo para isso.

Este é o momento para ler aquele livro que você sempre quis, assistir a alguns tutoriais em vídeo sobre novos softwares ou começar a aprender sobre o que quiser no YouTube.

5. Projetos pessoais e branding

Este talvez seja o momento ideal para pensar naquele projeto pessoal que está parado. Pode ser ótimo começar a trabalhar em algo que você ja tem em mente por algum tempo.

Além disso, se você está com preguiça de postar conteúdo em suas redes sociais, aproveite esse tempo livre para preparar um conteúdo que será publicado nos próximos meses. Não pare de ser criativo e comece a fazer coisas que estão esperando por uma atenção sua por muito tempo.

6. Treino e tempo para a família

Durante os “tempos normais”, todos temos excelentes desculpas para não fazer exercícios. Esta é a desculpa número um: “não tenho tempo para me exercitar”. Bem, agora você tem, então vamos correr, fazer algumas flexões em casa ou qualquer esporte que você goste. Entrar em forma antes do trabalho voltar é certamente uma boa ideia.

Além disso, uma grande coisa a fazer é passar um tempo com seus amigos e familiares. Ao passar o tempo, não quero dizer necessariamente fisicamente – lembre-se das recomendações para o momento -, mas você pode ligar, escrever, enviar um Skype para seus entes queridos ou para alguns amigos com quem não conversa há muito tempo.

7. Relaxar

Finalmente, reserve um tempo para relaxar e somente relaxar. Eu já vi muitos videomakers freelancers tendo burnouts por causa do dia-a-dia insano que geralmente temos.

Quanto tempo faz que você não tira nenhum dia de folga? Você não precisa se sentir culpado por fazer pausas. E, no fim das contas, não teremos outra opção durante algum tempo. Portanto, respire, aproveite e mantenha-se seguro.

E aí, gostou das dicas? E você, o que você está fazendo para se manter produtivo durante estes tempos de crise? Aproveita e conta pra gente nos comentários.

Como de costume, não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais dicas e conteúdos interessantes para a sua carreira como videomaker.

Lave sempre as mãos, mantenha-se seguro e até a próxima!

Deixe o seu comentário