CATEGORIAS CINEMA DICAS FILMAGEM ILUMINAÇÃO PRODUÇÃO

COLORÍMETRO: SAIBA COMO USAR

24 de junho de 2019

author:

COLORÍMETRO: SAIBA COMO USAR

Fala pessoal, tudo bem por aí! Vocês conhecem o colorímetro? Este instrumento parecido com um fotômetro e até mesmo com um flash de câmera, pode ajudar a medir a temperatura de luz dos seus vídeos. Dessa forma, é possível ajustar sua câmera e pontos de luz de acordo com o resultado ao qual se pretende chegar.

No IZO #024, Lucas Gesser falou tudo sobre este pequeno equipamnto que pode ser de grande ajuda em diferentes tipos de produção. Assista abaixo!

Você sabe o que é um colorímetro?

Muitas vezes, trabalhamos com fontes de luz e temperaturas de cor diferentes, ou mesmo fontes não específicas para vídeo. Fontes que não são calibradas para gravações, de modo geral. O colorímetro possui uma semiesfera fotossensível que reage à luz, informando a temperatura de cor de determinadas fontes de luz.

Em outras palavras, isso quer dizer que, caso você tenha fontes de luz em diferentes temperaturas, você poderá saber quais são cada uma dessas temperaturas e regular o balanço de branco da sua câmera para capturar o melhor resultado para seus vídeos.

Uma outra função interessante do colorímetro é a função display. Ela permite saber que tipo de compensação você pode utilizar em determinados casos. Como você viu no vídeo acima, Lucas usou a luz de serviço da sala onde estava gravando. Assim, o colorímetro sugeriu uma cor magenta, com gradação 26. Ou seja, é necessário então procurar uma gelatina equivalente para alcançar o resultado desejado com a iluminação do local.

Por fim, o colorímetro é um equipamento de medição super importante para facilitar o processo de tratamento de cor na sua pós-produção. Com ele, será possível fazer muito mais, talvez até adequando algumas luzes que não funcionem tão bem.

Espero que tenha gostado! E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos interessantes como este. Até a próxima!

Deixe o seu comentário