CÂMERAS CARREIRA CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO

ESPORTES: COMO CAPTURAR AS MELHORES IMAGENS

4 de outubro de 2019

author:

ESPORTES: COMO CAPTURAR AS MELHORES IMAGENS

Quando se trata de mostrar suas habilidades como videomaker, poucos assuntos oferecem mais possibilidades de capturar a emoção, a ação ou o drama da vida do que cenas relacionadas aos esportes.

No futebol, por exemplo, a ação ocorre em vários níveis, passando de jogo amplo e expansivo para momentos estreitos e mais intensamente localizados. Isso tudo pode apresentar desafios fascinantes para o videomaker independente que procura capturar as melhores imagens do esporte.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a tirar o melhor proveito do seu vídeo de futebol.

Escolha o kit certo

Para filmagem de esportes, poucas câmeras podem competir com a linha GoPro. A GoPro Hero 7 oferece uma enorme variedade de recursos para ajudá-lo a capturar todos os movimentos do jogo.

Esta é a primeira GoPro com zoom digital de toque. Isso permite filmar em resolução de até 4K a até 60fps, tornando-a perfeita para imagens em câmera lenta e pequenos detalhes. Você também pode escolher entre algumas outras excelentes alternativas da GoPro.

A tecnologia aumenta a capacidade humana. As câmeras são para um videomaker o que são pincéis e tintas para um pintor, e um grau de proficiência técnica permitirá que você tire o melhor proveito de suas ferramentas.

Obviamente, câmeras sofisticadas não melhoram automaticamente seu filme, mas o equipamento certo pode ajudar a contar sua história da melhor maneira possível.

Se você investir em um equipamento decente e aprender a usá-lo adequadamente, seu filme terá um brilho muito mais profissional, proporcionando ao espectador um certo grau de satisfação estética.

Escolha sua perspectiva

Como você segura sua câmera e onde você pode colocá-la é quase tão importante para o seu vídeo quanto a própria câmera. Há uma variedade de opções para escolher, cada uma com uma perspectiva diferente do jogo.

Você pode escolher a perspectiva dos torcedores, montagens dentro do próprio campo ou ainda investir em um drone para algumas imagens aéreas que certamente darão ao seu filme uma vantagem profissional.

Certifique-se de sempre misturar os tipos de perspectivas. Isso porque o uso sofisticado de diferentes ângulos manterá o espectador mais envolvido. Portanto, escolha a perspectiva certa para cada cena e considere o efeito que você quer dar no público.

Selecione as imagens certas

Esse talvez seja o aspecto mais importante e permite que você realmente comece a fazer vídeos mais artísticos. Filmar um jogo profissional nas arquibancadas é bom, mas se você realmente quiser mostrar o seu talento, procure uma liga local, onde você terá um acesso muito melhor.

Você não precisa apresentar a final da Libertadores para tornar seu filme de futebol um vencedor. A maior variedade de imagens e a proximidade da ação podem fazer toda a diferença. Ou seja, planeje suas imagens com antecedência para garantir uma variedade de ângulos e uma variedade de jogadores.

Explorar diferentes técnicas de câmera para colocar em primeiro plano certos elementos ou pessoas da história que você está tentando contar pode dar camadas de complexidade ao produto final, adicionando nuances ao seu trabalho.

O futebol, com toda a sua dinâmica e interação estratégica pode se tornar um assunto perfeito para ser criativo com ângulos e perspectivas.

Um exemplo de narrativa de futebol

Você abre o filme com uma dramática filmagem aérea sobre um estádio durante um jogo. A imagem parece impressionante, estabelece a localização e captura a escala da cena e a magnitude do evento.

Mostrar jogadores e fãs ao mesmo tempo mostra ao espectador o poder de conexão do futebol entre o público e o atleta, criando uma sinergia entre pessoas de origens muito diferentes.

Contidas nesta grande narrativa, no entanto, existem inúmeras outras pequenas narrativas que podem ser trazidas para o primeiro plano e vários pontos durante o jogo.

Por exemplo, a maneira como os jogadores se relacionam difere bastante, dependendo de suas respectivas posições no time. A dinâmica entre o goleiro e os zagueiros, entre o técnico e sua comissão, podem ser momentos de impacto.

Chutes a gol, certamente são momentos cruciais para o jogo. Dependendo de quanto acesso você tem ao jogo, você precisará tentar se aproximar e filmar a ação de um ângulo que torne o drama e a intensidade deste momento mais adequado à narrativa.

O foco em um desses jogadores transmitirá suas emoções e experiências com mais intensidade e elevará seu filme a um plano artístico mais alto.

Como cineasta independente de esportes, você obviamente ficará limitado nos ângulos que conseguir e nas cenas que poderá fazer, mas pensar criticamente sobre a melhor forma de enquadrar os eventos que ocorrem durante uma partida permitirá maximizar o potencial expressivo do seu filme.

Filme o máximo possível

Você nunca sabe exatamente o que acontecerá durante uma partida. Dessa forma, esteja preparado para filmar o máximo possível do jogo – você sempre pode editá-lo mais tarde. Lembre-se de levar muitas baterias e armazenamento SD para não ficar na mão no meio da gravação.

Nada é mais frustrante do que perder a oportunidade de capturar um gol de falta no final do jogo por não ter bateria suficiente, portanto, esteja sempre preparado.

Muitas vezes, fazer um bom filme de esportes é um processo de edição de horas e horas de filmagem, para que um grande volume de quantidade possa se traduzir em conteúdo de alta qualidade. Conquiste experiência o suficiente para reconhecer o que funciona e o que não funciona durante a edição.

Considere usar vários cartões de armazenamento menores durante o jogo, para que, se você tiver algum problema com o equipamento, não perca a filmagem de um dia inteiro.

O futebol é um esporte em que qualquer coisa pode acontecer do nada em momentos totalmente inesperados; portanto, não deixe sua concentração escapar durante os períodos menos agitados do jogo.

Vídeos de esportes: uma tarefa desafiadora

Fazer um bom filme sobre esportes como videomaker independente não será uma tarefa simples. Existem várias restrições agindo sobre você e a natureza multifacetada do jogo em si vai testar suas habilidades como cineasta ao tentar capturar sua complexidade.

De qualquer forma, com o equipamento, a preparação e a dedicação certos, você pode enfrentar o desafio e gravar um filme que faça justiça a estes esporte e a tantos outros.

Existem diversas modalidades de futebol que podem ser trabalhadas além do jogo, assim como a preparação técnica, imagens de bastidores, vestiário, apresentações freestyle, treinos e muitas outras. Escolha sempre as narrativas que podem ajudar a contar a sua história e faça excelentes vídeos.

Espero que tenha gostado da dica! Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube. Até a próxima!

Deixe o seu comentário