CATEGORIAS DICAS FILMAGEM TUTORIAIS

COMO FAZER LIVE NO YOUTUBE EM CASA

1 de julho de 2020

author:

COMO FAZER LIVE NO YOUTUBE EM CASA

Fala galera! Se você tem acompanhado o canal da OZI no YouTube durante este período de quarentena já deve conhecer as aulas ao vivo ministradas por Maurício Fonteles, muitas vezes em companhia de outros videomakers ou profissionais relacionados ao mercado de vídeo. Se você ainda não viu nenhuma live nesse formato, aproveite para se inscrever no canal da OZI!

Mesmo que você ainda não conheça as transmissões ao vivo da OZI, você certamente já deve ter se deparado com alguma live de show ao vivo, palestra, entrevista, enfim. Atualmente este é um dos formatos que mais crescem no mundo inteiro. E hoje você vai aprender como fazer uma transmissão ao vivo da sua casa.

Assista abaixo este vídeo onde Maurício Fonteles faz um review completo de como fazer para transmitir uma live do YouTube direto da sua casa:

Setup para transmissão ao vivo no YouTube

Em primeiro lugar, Maurício conta um pouco sobre os equipamentos que são minimamente necessários para transmitir uma live com qualidade pelo YouTube. A começar pela câmera, ele opta por uma Logitech Brio que, embora permita gravações em 4K, o melhor a fazer é transmitir em uma qualidade menor para não sobrecarregar a sua conexão.

Sobre iluminação, ele utiliza um sistema de três pontos de luz, com LEDs menores e compactos, que podem ser ligados via USB a um powerbank ou à energia elétrica. Esse tipo de luz não é extremamente necessário, embora seja uma boa opção para aumentar a qualidade da sua live.

O mais interessante também é o fato dos tripés, tanto para a webcam, quanto para os LEDs, não necessitarem tanta qualidade. Dessa forma, você pode usar tripés genéricos, pouco robustos, além de mais compactos e baratos.

Para um áudio de qualidade, não é necessário muito mais do que um fone de ouvido com microfone simples. Mesmo ligado direto no notebook, ele oferece uma qualidade de áudio muito boa para transmissões ao vivo.

Setup interno: OBS Studio

Algumas semanas atrás nós falamos aqui no blog da OZI sobre o OBS Studio e destrinchamos todo o software para que você possa obter a melhores transmissões ao vivo em diferentes plataformas.

O OBS Studio é formatado por meio de cenas, com as quais você pode fazer transições durante a transmissão para um vídeo mais fluído.

Como você viu no vídeo acima, Maurício utiliza uma cena pré-live com uma imagem antes de começar a transmissão, ou seja, uma arte que diz algo como “Ao vivo em instantes”; em seguida uma cena com sua câmera principal; e por último uma captura do seu navegador + a imagem da câmera principal.

O software permite, entre outras coisas, cortar para cada uma dessas cenas e transformar o seu notebook em uma ilha de edição ao vivo.

Live no Youtube: chegou a hora da transmissão

Agora com tudo configurado no seu setup de equipamentos e no OBS Studio, você pode começar a transmitir ao vivo. Para isso, acesse o YouTube, clique no ícone da câmera para adicionar vídeo e vá até Studio e vá até “Transmitir ao vivo”.

Com isso, você será levado ao YouTube Studio e poderá configurar sua transmissão. Na aba “Fazer streaming”, clique em “Nova transmissão” e então coloque todas as informações do seu vídeo, como nos uploads convencionais do YouTube, ou seja, título, privacidade, thumbnail, descrição, entre outros.

Após clicar em “Criar stream”, aparecerá uma outra tela com uma chave de transmissão. Esse código serve para conectar o seu OBS Studio ao YouTube. Dentro do OBS Studio, clique em Settings no canto inferior direito, depois em Stream e selecione Youtube/YouTube Gaming. Mantenha o campo Server como “Primary YouTube ingest server” e cole o código no campo Stream Key.

Com tudo isso configurado, basta clicar no botão “Transmitir ao vivo” no YouTube. Pronto! Seu software já está linkado ao YouTube e a transmissão já está ao vivo.

Você está pronto para sua primeira live no YouTube

Um detalhe importante antes de começar a fazer a live no YouTube é testar a sua conexão. Dependendo das taxas de dados, sua qualidade pode piorar dramaticamente, portanto, esteja sempre atento.

Este é um setup básico de transmissão ao vivo para uma videoaula, um batepapo, ou ainda para conversar com seu público. Além disso, ele funciona em alta qualidade para manter o conteúdo no seu canal e divulgar para que outras pessoas possam assistir, mesmo após o fim da transmissão.

Espero que tenha gostado das dicas! E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes e que podem ajudar na sua carreira no mercado de vídeo.

Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário