CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO FILMAGEM

COMO FAZER VÍDEOS PARA A IGTV

17 de agosto de 2018

author:

COMO FAZER VÍDEOS PARA A IGTV

Você já conhece a IGTV? Esta nova plataforma de publicação dentro do Instagram permite a criadores publicar vídeos de até 5 minutos (com contas verificadas este tempo pula para 10 minutos).

Assistir vídeos verticais em smartphones e outros equipamentos digitais é uma nova tendência do mercado. Portanto, é necessário criar conteúdo já pensando nesse formato também.  Hoje, vamos ensinar como fazer um vídeo de ponta a ponta para o seu canal.

E a primeira coisa a fazer: Esteja preparado para girar a sua câmera!

Assista o OZI Tools #003, no qual Maurício Fonteles dá todas as dicas sobre este assunto:

Os vídeos verticais têm dominado o mercado e feito com que as pessoas tenham uma nova e interessante experiência ao consumir vídeo de forma mais natural, sem a necessidade de ficar girando a tela do celular.

Então nós, como criadores, precisamos começar a pensar nas melhores maneiras de explorar esse conteúdo. Comece a testar vídeos com a câmera virada em 90º para começar a entender essa nova perspectiva e todos os novos enquadramentos para saber exatamente o que você consegue ou não mostrar e passe a processar isso no seu fluxo de filmagem e produção.

Como fazer vídeos tanto para o YouTube quanto para a IGTV?

Uma possibilidade para publicar vídeos em plataformas tanto verticais quanto horizontais é fazer o seu vídeo wide e criar dois crops laterais. Para isso, é necessário também enquadrar de maneira correta a sua imagem e prever a linha de corte para não ter um vídeo torto ou fora do lugar, por exemplo.

É recomendável fazer a gravação em uma câmera ou celular em 4K para que você tenha mais informação vertical do que se vc estiver filmando em Full HD.

Como configurar um projeto para o IGTV no Adobe Premiere

Em primeiro lugar, você vai criar um projeto normal e importar os seus vídeos. Os vídeos vão aparecer na horizontal, mas fique tranquilo, afinal lembre-se: você virou a câmera na hora de gravar.

Crie uma sequência em New item > Sequence. Escolha uma opção em AVCHD ou Digital SLR, insira um nome e clique em OK. Ao abrir a sequência, ela ainda vai aparecer em formato 16:9 (1920×1080 pixels). Para alterar para a vertical, clique no menu Sequence > Sequence Settings, inverta o número de pixels na horizontal e vertical e clique em OK.

O que você precisa fazer a partir daí é “girar” os vídeos para encaixá-los neste formato. Para isso, arraste o clipe para a sua timeline e, quando aparecer a mensagem abaixo, clique em Keep existing settings.

Depois clique em Effect Controls > Rotation e coloque 90, para girar o clipe em 90º. E então, basta reduzir para enquadrar corretamente no formato da sequência (caso o vídeo tenha sido gravado em 4K).

Importante: No caso de vídeos horizontais este procedimento não é necessário, mas apenas o reenquadramento para não perder informação. Em alguns casos, é necessário que você altere a escala do vídeo e consequentemente perca um pouco de qualidade. Para evitar isso, basta reduzir o tamanho da sua sequência (720 x 1280 pixels, por exemplo).

Agora basta publicar

Para exportar, não tem segredo nenhum. Valem as mesmas configurações gerais utilizadas para exportar vídeos para o WhatsApp ou mesmo para vídeos quadrados, dos quais já falamos aqui em outras oportunidades. Basta respeitar o formato e tamanho do seu vídeo.

Disponibilizar seu conteúdo no IGTV é a parte mais simples deste processo. Basta acessar o seu canal no IGTV e clicar em +. Escolha o seu vídeo, insira um título e descrição e clique em “Publicar”.


E aí, o que você acha desse novo formato de conteúdo? Ele vai impactar a sua produção de vídeos? Nós aqui na OZI já começamos a trabalhar com conteúdos na vertical e você pode ver em alguns de nossos canais no YouTube e Instagram. Até a próxima, pessoal!

Deixe o seu comentário