CARREIRA CATEGORIAS DICAS OZI VLOG PRODUÇÃO

CRIATIVIDADE EM TEMPOS DE QUARENTENA

7 de agosto de 2020

author:

CRIATIVIDADE EM TEMPOS DE QUARENTENA

Fala galera! A quarentena tem sido um momento bem delicado para profissionais de todas as áreas. Para nós, que trabalhamos com vídeo, não seria diferente. Apesar disso, este período pôde também funcionar como um tempo para pensar sobre o trabalho e refletir em novas formas de fazer acontecer. Por isso, o assunto de hoje é criatividade!

Em uma enquete lá no Instagram da OZI, muitos seguidores sugeriram um conteúdo que ajudasse a explorar a criatividade nestes tempos de quarentena. Especialmente sobre como lidar com o fato de sequer sair para a rua para gravar um trabalho ou um projeto autoral.

No OZI Vlog, Maurício Fonteles propôs um desafio para ajudar a instigar a sua criatividade e manter-se ativo e produzindo, mesmo durante este período (e por quanto tempo ele durar). Dá uma olhada abaixo:

Em primeiro lugar, como você viu acima, Maurício entendeu que, mais do que oferecer dicas para aprimorar a criatividade, uma coisa importante era fazer com que as pessoas pudessem participar deste desafio criando conteúdos que fossem relevantes e significativos.

Todos nós sabemos que não é simples se manter criativo quando o mundo inteiro está lá fora esperando por nós. Entretanto, neste tempo no qual precisamos passar mais tempo em casa do que na rua, este desafio pode ser um bom começo para o despertar da sua criatividade.

O desafio consiste basicamente em fazer sete vídeos, ou seja, um para cada dia da semana, trabalhando diferentes temas e propostas. Confira abaixo:

1. Crie um vídeo se apresentando nas redes sociais

Antes de mais nada, é importante se apresentar. Portanto, crie um vídeo que funcione também como um compromisso público. Isso quer dizer que as pessoas vão começar a entender o que você faz e como você trabalha. Pode ser além de um estudo e prática, uma forma de mostrar seu trabalho para futuros clientes.

Lembre-se também que você pode falar sobre o desafio. Dessa forma, as pessoas vão ficar interessadas no que você deverá compartilhar durante a semana e, por consequência, a sua vontade de continuar a fazer esses vídeos será sempre maior.

2. Faça um timelapse da sua janela, ou de você realizando algo

Esse é bastante simples. Você pode ter um cenário ou algo interessante para mostrar em formato de timelapse. Caso não tenha nada em mente, procure algo mais simples que possa ser registrado por algum tempo e ser transformado em um timelapse.

3. Tire fotos ou grave um objeto da sua casa

Esta é uma das maneiras mais legais de explorar a sua criatividade. Pegue um objeto simples qualquer (no vídeo, Maurício dá o exemplo de um peso de papel). A partir disso, comece a pensar em formas de mostrar aquele objeto de maneiras diferentes.

A dica aqui é tentar olhar para objetos que você vê todos os dias com outros olhos e representá-los de uma maneira completamente diferente da qual você está acostumado a enxergá-los. Nesta etapa, você pode usar takes de vídeo ou mesmo fotografias.

4. Treine movimentos de câmera

Procure treinar câmeras andando, entrando e saindo de lugares, de cima para baixo, planos-sequência, entre outros. Essa pode ser uma etapa complicada do processo, uma vez que movimentos dentro de casa acabam sendo mais limitados. Por outro lado, isso tudo vai lhe forçar a ser mais preciso nestes movimentos.

Procure mostrar espaços da casa, objetos, entre outros. O importante aqui é aguçar a sua criatividade e dar aquela força a mais para fazer algo novo.

5. Faça uma foto com uma iluminação caseira

Para esta etapa, busque luzes da sua casa e crie imagens utilizando esses equipamentos que você tem à mão. Aqui, você pode usar fotos ou vídeos e, sobretudo, pensar em luzes diferentes, dramáticas, que criam climas, que sugerem sensações a quem estiver assistindo.

Então se desafie a criar usando luminárias ou qualquer outro tipo de luz que pareça interessante. Uma boa dica é postar uma foto ou vídeo de making of para mostrar o que você usou e como criou aquela iluminação.

6. Use a criatividade na edição

É claro que a parte da edição não poderia ficar de fora deste desafio! Encontre filmagens que você já tenha feito tempos atrás e que estejam perdidos em seu computador, ou em seu HD e, em seguida, crie um vídeo com esse material.

7. Crie um vídeo usando apenas efeitos sonoros

Por fim, o último desafio proposto por Maurício no vídeo acima é bastante intrigante. Faça um vídeo utilizando apenas uma tela branca, ou preta e crie uma narrativa utilizando apenas efeitos sonoros.

Isso quer dizer que o vídeo poderá ter trilha, sonoras, narrações e toda sorte de efeitos que você quiser usar. A única coisa que não pode entrar nessa última etapa são as imagens.

Esse teste funciona para colocar em prática nosso lado relacionado ao som e revela como podemos usar essa ferramenta para contar uma história.

Comece agora seu desafio de criatividade

E aí, curtiu? Esse desafio proposto pelo Maurício certamente vai lhe garantir muitas ideias sobre novos conteúdos. Isso vai fazer você manter a sua rede social ativa e o melhor de tudo: com conteúdo relevante que pode se transformar também no seu portfólio autoral.

Espero que tenha gostado e, se for participar, não esqueça de marcar a @escolaozi e @mauricio_fonteles quando publicar seus vídeos. É hora de reaprendermos formas de superar a dificuldade e ativar nosso lado criativo. Basta começar! Vamos nessa?

Não se esqueça de se inscrever no canal da OZI no YouTube e acessar nosso grupo no Telegram para receber mais dicas super interessantes para a carreira de videomaker. Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário