CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO SMARTPHONES

8 DICAS PARA GRAVAR VÍDEOS DE DANÇA USANDO O CELULAR

27 de março de 2020

author:

8 DICAS PARA GRAVAR VÍDEOS DE DANÇA USANDO O CELULAR

No post de ontem, falamos sobre a história do dançarino e videomaker Loke Wolf, de Salvador (BA). Nesta entrevista, ele conta sobre como começou o trabalho com produção de vídeos de dança e as dificuldades de gravar um bom vídeo usando o celular.

Todos nós sabemos que o celular possui suas limitações, especialmente em sistemas operacionais mais travados em relação à câmera do aparelho. Apesar de existirem alguns aplicativos que facilitem o acesso a funções bloqueadas e automáticas, você pode acabar tendo problemas na hora de gravar.

Portanto, hoje vamos dar 8 dicas para produção de vídeos dança com o celular. Confira abaixo este vídeo no canal da Steezy, que oferece dicas e aulas de dança (em inglês):

1. Se você não tem um tripé, seja criativo

Em primeiro lugar, existem diversas formas de fixar o seu celular em algum lugar para começar a gravar o seu vídeo. Inclusive existem opções super baratas de pequenos tripés flexíveis que podem ser fixados em qualquer lugar, basicamente. Contudo, caso não tenha um desses à mão, você pode ainda grudar o celular na parede, encostá-lo sobre uma pilha de livros ou em outros objetos. É hora de colocar a mente para funcionar!

2. Teste o quadro

Uma das coisas que você não quer é fazer o vídeo com apenas metade do corpo aparecendo durante a dança. Faça um pequeno teste, marque no chão ou nas paredes o limite do seu quadro. Isso vai evitar que você perca movimentos durante a gravação. Além disso, essa é também uma boa forma de encontrar objetos esquecidos e indesejados que estão aparecendo no vídeo.

Dica extra: não use o zoom da câmera! Isso pode acabar deixando seu vídeo granulado e sem qualidade depois de fazer upload em plataformas de social media.

3. Brinque com a iluminação

Você pode utilizar a luz de muitas formas, mas entenda que, quando existe uma fonte de luz forte atrás de você, a única coisa que você poderá fazer é trabalhar com a sua silhueta. Dessa forma, talvez você perca detalhes das suas roupas, por exemplo. Entretanto, isso pode funcionar, dependendo do estilo de vídeo que você procura, mas o ideal é utilizar luz do sol e luz ambiente. Em especial, uma fonte de luz que esteja num ângulo de 45º do personagem pode funcionar perfeitamente na maioria dos casos.

4. Limpe as suas lentes

De nada vai adiantar gravar um vídeo impecável, com os melhores movimentos em uma locação perfeita se o seu smartphone estiver com as lentes sujas. Isso vai gerar um resultado de imagem embaçada e ruim para o seu produto final. Aqui você pode usar desde panos de microfibra até mesmo a sua camiseta. Com uma pequena limpeza de poucos segundos você poderá ver uma dramática diferença na qualidade da imagem.

5. Ajuste seu FPS

Geralmente, câmeras de celular são ajustadas para a máxima resolução de imagem em vídeo a 30fps. Para garantir uma imagem de cinema e muito mais limpa, você pode ir até as configurações e experimentar ajustar as configurações de gravação para 4K ou 1080p a 24fps.

6. Bloqueie sua exposição e foco

Para facilitar a sua gravação, procure bloquear o seu foco e exposição. Isso permite que seus movimentos não se percam e que a câmera não fique o tempo todo tentando ajustar as condições de iluminação durante o vídeo.

7. Experimente filtros

A ideia aqui é ser criativo. Assim, para criar estes filtros você pode usar óculos com lentes coloridas, papel celofane, ou qualquer outro objeto que você tenha em mente para mudar as cores do seu vídeo.

8. Conheça o propósito do seu vídeo

Passe algum tempo antes de gravar pensando em qual a finalidade do seu vídeo. Você vai postá-lo no instagram? No Tik tok? Seu formato será o de stories ou widescreen? Responder a estas perguntas podem ajudar muito a pensar nos movimentos e na ideia geral do vídeo.

Por fim, uma última dica é: nunca tenha medo de gravar novamente sempre que necessário. Em outras palavras, é muito mais importante gastar tempo em algo que você ame o resultado do que gastar pouco tempo em algo que você queira deixar de lado e esquecer.

Gostou das dicas? Conta pra gente se você já gravou algum vídeo assim e, qual foi o resultado. Em conclusão, não se esqueça de se inscrever no canal da OZI no YouTube para receber mais dicas e conteúdos interessantes para a carreira de videomaker.

Até a próxima, pessoal!

Deixe o seu comentário