ÁUDIO CARREIRA CATEGORIAS DICAS NOTÍCIAS OZI VLOG

3 DICAS PARA MELHORAR O ÁUDIO

6 de fevereiro de 2020

author:

3 DICAS PARA MELHORAR O ÁUDIO

Fala galera! No post de hoje vamos falar sobre três coisas super importantes a se pensar na hora de montar os equipamentos de áudio. Nós já falamos aqui em outras oportunidades sobre como sincronizar áudio e vídeo no Plural Eyes e mostramos também um kit de áudio sem fio sensacional para qualquer tipo de produção. Clique aqui para dar uma olhada em tudo o que já falamos sobre o assunto.

Antes de mais nada, nós estamos supondo que você já tenha dominado as melhores técnicas de colocação de microfone, entenda o que é um cabo XLR e como funciona um sistema de microfones de lapela. Portanto, ao invés de ir para este lado, vamos pensar em situações mais práticas.

Neste post vamos falar sobre:

  1. Pré-produção – pensar no áudio durante a pré-produção do projeto pode evitar dores de cabeça na pós-produção;
  2. Audioscapes – utilize faixas como “paisagens sonoras”;
  3. Ajustar níveis de áudio – O volume não precisa permanecer os mesmos durante todo o projeto.

Portanto tome nota para entender como cada ponto desse é essencial quando se trata de deixar o seu projeto com a o melhor áudio possível.

A pré-produção é fundamental

Vamos começar no início. Pense no seguinte cenário: chegou esse novo projeto incrível na sua mão. Qual é a primeira coisa em que você vai pensar? Qual câmera usar? Quais lentes? Iluminação?

Todos nós somos um pouco culpados neste sentido. Passamos muito tempo pensando nas partes divertidas e empolgantes de um projeto, mas raramente passamos algum tempo pensando em como ele vai soar. Muitos consideram o áudio 50% do filme. Contudo, sabemos que geralmente ele não recebe atenção suficiente durante a pré-produção.

Quando você começa a pensar em como o áudio afetará o projeto nos estágios de planejamento, você também economiza um pouco de dor de cabeça na edição. O diálogo do projeto é pesado? Obviamente, queremos capturar o melhor áudio de diálogo possível.

Neste momento, você precisa pensar em diferentes pontos para que tudo soe naturalmente: deseja capturar o ambiente e fazer com que o local fale ? Vai gravar muitos efeitos sonoros no local? Como você vai incorporar a música?

Pense em maneiras interessantes e imaginativas de usar o áudio e dê ao seu projeto uma nova vantagem, colocando ele a nível profissional. Criar sua estratégia com antecedência economizará muito tempo e esforço na edição.

Audioscapes

Às vezes, as coisas simplesmente não acontecem na edição da forma como você planejou. A música que você achou perfeita acaba dominando a cena mais do que você gostaria. Portanto, considere usar uma audioscape.

As audioscapes são faixas de áudio cinematográficas que não são exatamente música, mas também não são nada silenciosas. Eles estão em algum lugar entre esses dois conceitos. Normalmente, elas consistem em instrumentais simples e em loop, que você pode colocar sob as imagens para complementar a imagem.

Estas paisagens sonoras são uma ótima maneira de fazer com que suas cenas pareçam mais cinematográficas.

Ajustar níveis de áudio na edição

Muitos iniciantes gravam tudo da melhor maneira possível, com uma boa qualidade de imagem e excelente captura de áudio. Até que soltam tudo na linha do tempo, configuram um volume padrão e esquecem. È necessário entender que os níveis de áudio de uma produção são também dinâmicos.

Comece a ajustar os níveis de áudio dinamicamente através da sua edição. Sua música não precisa ficar em -22dB durante toda a linha do tempo. Se não houver outra reprodução importante, traga-o gradualmente para -10dB e depois para -22dB, quando necessário.

As transições não são apenas para vídeo, ou seja, tente deixar o áudio ou a música do local desaparecer lentamente depois que o quadro for cortado. As transições de áudio podem ser uma maneira sutil de facilitar um corte mais seco e tornar seu produto final mais cinematográfico.

Viu só? Existe muito mais por trás do áudio do seu projeto do que você pode imaginar. Siga estas dicas e aproveite para acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes para a carreira no mercado de vídeo. Até a próxima!

Por fim, é sempre bom lembrar: embora o áudio seja invisível, é uma parte importante da imagem em movimento. Tente experimentar mais com sua produção de áudio e dê a atenção necessária. Dessa forma, você certamente chegará a grandes resultados em seus projetos.

Deixe o seu comentário