CARREIRA CATEGORIAS CINEMA DICAS NOTÍCIAS PRODUÇÃO

6 DICAS PARA MELHORAR O DEMO REEL

13 de junho de 2020

author:

6 DICAS PARA MELHORAR O DEMO REEL

Fala galera! Hoje vamos falar sobre demo reel. Sim, aquele material que o videomaker precisa fazer para mostrar os seus melhores trabalhos. Nós já demos algumas ideias de como montar seu demo reel com dicas de especialistas durante a SIGGRAPH 2017, a maior conferência anual sobre computação gráfica do mundo.

Neste artigo, você vai conhecer seis pontos fundamentais para criar um demo reel melhor para a sua carreira. Essa época em que todos estamos em casa de quarentena é excelente para colocar isso em prática. Confira abaixo:

1. Inclua apenas imagens relevantes para o tipo de trabalho que você deseja fazer

Em primeiro lugar, essa é uma decisão muito importante para organizar seu trabalho antes de colocá-lo num demo reel. Responda a si mesmo a pergunta: quem você quer impressionar e que tipo de trabalho você deseja obter. Em seguida, inclua apenas as imagens que podem causar esse impacto da forma correta. Se você deseja trabalhar com produção em longas-metragens, inclua cenas bem iluminadas de uma peça narrativa que você tenha filmado, por exemplo. Assim como, se você quiser filmar comerciais de automóveis, inclua imagens de carros bem executadas. Se você deseja trabalhar como colorista, não se esqueça de incluir clipes de exemplos de classificação antes e depois.

2. Coloque cenas de projetos pessoais se precisar de imagens extras

Para um demo reel, você pode até gravar imagens mais especiais, se realmente precisar. Simplificando, gravar projetos pessoais sem orçamento ajudam a libertar a sua criatividade para que possa mostrar do que é capaz. Por exemplo, se você deseja fazer imagens de carros, mas ainda não conseguiu nenhum emprego nesse segmento, basta fazer um projeto pessoal nesse sentido e e incluir as imagens desejadas no seu material.

3. Mantenha seu demo reel curto

Quando for montar seu demo reel, não tenha medo de jogar fora cenas que não sejam relevantes e não couberem no material. Seja implacável ao editar. Eu acho que, em média, um bom demo reel deve durar em média um minuto.

Além de manter o material curto o suficiente, não faça cortes muito rápidos e não apenas misture as imagens. É preferível jogar fora algumas cenas do que encurtar todas apenas para mantê-las dentro do material final.

4. Capture a atenção do público no início

É importante chamar a atenção dos telespectadores nos primeiros segundos. Os primeiros momentos decidirão se as pessoas continuarão assistindo mais ou não. Inclua seu melhor trabalho no início. Muitos profissionais dizem que as 5 primeiras imagens devem dizer tudo o que alguém precisa saber sobre você.

Geralmente, é bom incluir também imagens muito boas no final. Eu incluiria os melhores no começo, os próximos melhores no final e o restante no meio – não se esqueça de escolher / ajustar a música de acordo com o ritmo do demo reel. Se possível, tente agrupar as imagens para que elas fiquem bem juntas e formem uma pequena “história”.

5. Preste atenção na trilha e no áudio

Um bom design de som geralmente torna seu demo reel mais interessante. O mínimo que você deve fazer é escolher uma música apropriada e editar as imagens visuais em harmonia com ela.

Para produtoras que oferecem vídeos como produtos acabados, um design de som completo, alinhado e impecável é bastante importante.

6. Obtenha feedback de amigos e colegas antes de publicar

Após terminar a primeira versão, mande para alguns bons amigos ou colegas do setor. Assim, eles podem fornecer algumas dicas úteis sobre como melhorar ainda mais seu material. Não tenha preguiça de não ajustar e melhorar o que já foi feito antes de finalmente enviá-lo e publicá-lo. O demo reel será útil para você por algum tempo, portanto, faça o melhor possível.

Chegou a hora de criar o seu demo reel

Antes de finalizar este artigo é importante dizer que você não deve manter as versões antigas do seu demo reel disponíveis depois de lançar o material atualizado. As pessoas e potenciais contratantes só devem encontrar a versão mais recente.

Por fim, conta pra gente quando foi a última vez que você atualizou seu demo reel? Você está planejando ou já pensou em fazer isso durante essa quarentena? Mande comentários, e-mails e mensagens por aqui ou em nossos outros canais digitais. E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais assuntos interessantes para a sua carreira.

Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário