CARREIRA CATEGORIAS DICAS NOTÍCIAS PRODUÇÃO

DICAS DE NETWORKING NO MERCADO AUDIOVISUAL

27 de setembro de 2019

author:

DICAS DE NETWORKING NO MERCADO AUDIOVISUAL

Olá, pessoal! Para quem está interessado em entrar na indústria do audiovisual e deseja criar conteúdo ou tornar-se parte de algo grande, uma excelente saída é ser aceito em jobs e começar o seu trabalho. Neste momento você vai precisar de uma rede de networking sólida e não apenas de pessoas aleatórias, mas também de pessoas relacionadas à indústria.

Ao criar esse tipo de rede de contatos, você terá maiores chances de encontrar um job disponível na área e tornar-se bem-sucedido e bem-conhecido ou até famoso em alguns círculos.

Neste artigo, você vai descobrir algumas ideias que podem ajudá-lo a criar esta rede de networking mais facilmente. Antes de mais nada, você precisa entender que levará um tempo até que você tenha uma rede que o ajudará a alcançar seus objetivos.

Dicas e ideias para criar uma rede de networking com outros videomakers

Todas as pessoas famosas que são de alguma forma relacionadas à indústria das filmagens nem sempre foram populares ou conhecidas. Obviamente, alguns deles entraram no setor devido a encontros de sorte, mas outros tiveram que trabalhar duro para criar uma rede de relacionamentos profissionais.

Mesmo quando uma pessoa é reconhecida por alguns representantes do mercado, ela ainda precisa trabalhar em sua rede. É um processo interminável quando você precisa conhecer novas pessoas que compartilham interesses semelhantes.

Em contrapartida, é uma ótima oportunidade, pois você pode conhecer pessoas interessantes e elas podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos daqui em diante. Entretanto, primeiramente, você precisa trabalhar nessa rede para que ela se beneficie. Confira abaixo algumas dicas para começar a trabalhar em sua rede de maneira eficiente.

Participe de Eventos

Como você já deve ter entendido, os eventos devem estar relacionados ao mercado de vídeo. Se você é um ator e planeja ter sucesso, não se relacione apenas com atores. É ótimo quando você tem amigos que o entendem e compartilham seu desejo de criar algo novo e significativo. Mas não são exatamente os atores que tomam as decisões sobre o elenco.

Geralmente, diretores ou cenaristas têm suas visões sobre quem deve representar cada personagem do filme. Se você participar de eventos em que os cineastas se comunicam, é mais provável que tenha sucesso. Então participe de eventos no primeiro passo para iniciar sua carreira no cinema .

Quando houver um novo projeto, é mais provável que seu novo amigo pense em você e o convide para uma audição. Tente usar o Facebook como um começo, mas você precisará estar ciente de outros eventos específicos.

Você pode procurar eventos como eventos de perguntas e respostas (perguntas e respostas), surpreendentemente, mas diretores e escritores os assistem. Eventos de triagem, caridade, apresentações etc. Faça a pesquisa e tente participar de diversas atividades para que seu círculo se expanda.

Inclusive, uma dica para a galera de São Paulo e região: No dia 30/11, na Pinacoteca do Estado haverá o OZIDAY #2, um encontro de profissionais e pessoas com a missão de utilizar o vídeo como ferramenta de transformação em negócios. Uma excelente oportunidade de aumentar a sua rede de relacionamentos profissionais.

Clique aqui para saber mais sobre o evento e confira o vídeo sobre o OZIDAY #1, que aconteceu em Brasília:

Siga profissionais do setor nas redes sociais

Nos dias de hoje, praticamente todos os diretores, produtores e roteiristas possuem perfis no Twitter, Instagram e Facebook. Se você quiser conhecer as últimas notícias sobre o setor, siga essas pessoas. Você pode seguir apenas no início, mas depois pode tentar se comunicar com eles diretamente.

É possível que você seja convidado para a audição por e-mail pessoal; portanto, não hesite e planeje sua comunicação. Mesmo se você não conseguir se envolver diretamente com eles, estará ciente das últimas notícias e poderá descobrir os próximos eventos em que pessoas do setor se encontram.

Demonstre interesse

As pessoas gostam de se sentir especiais. Como você pode fazer alguém se sentir especial? Mostre seu entusiasmo. É fácil perguntar sobre a experiência de uma pessoa na área, que fatores a influenciaram para que ela decidisse se tornar quem é, entre outros pontos.

Você pode perguntar sobre o momento em que ele estava estudando para se tornar um profissional – a maioria das pessoas gosta de compartilhar essas memórias, pois geralmente elas são positivas.

Tente descobrir mais sobre essa pessoa, mostre interesse genuíno no que ela está fazendo ou quais são seus interesses. Contudo, tente encontrar um equilíbrio e não seja muito irritante.

Portanto, não basta fazer perguntas, envolver uma pessoa em uma conversa significativa. Coloque sua opinião, compartilhe. Excelentes habilidades de rede são muito importantes para ter uma carreira de sucesso na indústria cinematográfica.

Conheça pessoas em ambientes fora do setor

Apesar de participar de eventos profissionais relacionados à área, como foi mencionado na primeira dica, você também precisa conhecer pessoas fora do seu ambiente profissional.

É considerado mais natural quando você encontra profissionais do seu setor em um ambiente mais descontraído. Você pode estar comprando na mesma academia que um diretor de cinema ou pode ter um vizinho relacionado à indústria das filmagens, entre outros.

Se esse não for o seu caso, seja estratégico. Como você leu na segunda dica, siga estes profissionais nas redes sociais, descubra sobre seus hobbies e se eles participam de algumas aulas. Se você obtiver essas informações, poderá chegar mais próximo deles.

Não é perseguição, e é realmente o seu trabalho. Seu sucesso depende de pessoas que você conhece. Ou seja, use melhor usar todos os truques legais para conhecer pessoas úteis.

Seja útil

Quando sua rede estiver em expansão, ajude as pessoas da sua rede. A maioria das pessoas não gosta de pessoas que só aceitam, mas não oferecem nada em troca. Se você espera que as pessoas o ajudem, você precisa fazer o mesmo por elas.

Por exemplo, o diretor do seu amigo está procurando um ator que se encaixe no filme dele. Ajude-o, apresente seu ator amigo que possa se encaixar.

Se alguém que você conhece está procurando um bom médico, pergunte a seus amigos se eles conhecem alguém que seja um ótimo profissional. Seja útil e resolva os problemas das pessoas; elas retornarão seus favores.

Não desapareça do radar

Caso você comece a aumentar a sua rede de networking, estabeleça uma amizade real com elas. Isso significa criar o seu lugar, não somente desaparecer e reaparecer apenas quando precisar de algo.

Fique em contato, fique atento às notícias recentes, não esqueça de enviar cartões de aniversário ou, pelo menos, não esqueça de enviar uma mensagem de parabéns via Facebook ou Twitter.

De qualquer forma, isso não é suficiente. Esteja ciente de cada evento significativo na vida destas pessoas. Se alguém lançou um filme, parabenize essa pessoa. Se alguém se tornar pai ou mãe, parabenize-o. Mas uma rede social não é suficiente, conhecer pessoas pessoalmente. Mesmo se você tiver uma agenda muito ocupada, encontre tempo para se encontrar com essas pessoas.

É uma boa ideia começar a agendar seu horário. Você pode usar um notebook ou calendário simples com listas de tarefas ou o tablet / telefone / PC. Dessa forma, você pode ser mais organizado e verá quando tiver tempo livre.

O calendário é crucial se sua rede está crescendo. Você deve ter muito cuidado, para não esquecer de conhecer alguém. É rude marcar uma reunião e esquecer de participar. Você também pode ser educado e escrever uma mensagem ou fazer uma ligação para que a pessoa com quem você vai se encontrar confirme que ela poderá vir.

Consistência é uma virtude

Talvez, na percepção tradicional, consistência não tenha nada a ver com virtudes, mas, neste caso, você deve ser consistente. Essa regra deriva das anteriores – você precisa manter contato com as pessoas.

Mas também é muito importante ser consistente, o que significa que você precisa se comunicar com as pessoas regularmente.

Isso não implica que você precise enviar uma mensagem ou ligar para todos da sua rede todos os dias. Mas você precisa manter contato regularmente, a cada dois meses ou mais, por exemplo.

Você precisa entender que não pode criar sua rede de filmagens em um dia, semana ou até um ano. Demora um pouco, e você precisa trabalhar em sua rede pelo resto da sua vida ou carreira.

A vantagem desse trabalho é que você não apenas aumenta sua carreira de ator, mas também conhece novas pessoas. Se você é extrovertido e não consegue imaginar sua vida sem comunicação, essa tarefa é para você.

Outra vantagem de criar sua rede é que você se organiza de maneira mais disciplinada. Você deve estar ciente de tudo o que está acontecendo dentro da sua rede, e o fato de ter que se encontrar com outras pessoas e planejar sua programação ajuda você a se organizar.

Construir uma rede não é tão difícil quanto você imagina, mas é uma tarefa demorada. Então, é melhor você começar agora e, depois de um tempo, verá os primeiros resultados positivos.

Espero que tenha gostado destas dicas. Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes e construtivos para a sua carreira. Até a próxima!

Deixe o seu comentário