CARREIRA CATEGORIAS DICAS ROTEIRO

PARKS & RECREATION: 5 DICAS DE ROTEIRO

26 de julho de 2019

author:

PARKS & RECREATION: 5 DICAS DE ROTEIRO

Fala pessoal, tudo bem por aí? Para quem não conhece, Parks and Recreation é uma das comédias de TV de maior sucesso de todos os tempos. É um programa que show único que conseguiu cativar um público falando como eles se sentiam em relação ao governo.

A crise financeira norte-americana de 2008 fez com que as pessoas começassem a prestar mais atenção ao governo. Nada disso soava muito engraçado.

Confira abaixo algumas dicas dos autores da série, Michael Schur e Greg Daniels, em entrevista para o site No Film School:

1. Em que seu personagem acredita? E quem você está tentando convencer?

Uma das coisas mais legais sobre Parks & Recreation é que cada personagem tem uma missão sobre quem são e o que querem realizar. É como se cada um deles tivesse um código para adicionar algo complementar à trama.

Isso ajuda no piloto porque essas histórias precisam vir de um desejo pessoal, para que o personagem não caia em um universo em que ele vai precisar se adaptar lentamente.

Portanto, tome decisões claras sobre os seus personagens, quem são e em que acreditam. Então deixe a trama inteira se desenvolver a partir disso.

2. Você pode fazer do drama uma comédia?

Se você está tendo problemas para colocar a sua ideia no papel, pense em uma mudança de gênero simples . Quando eles estavam escrevendo Parks & Recreation, a equipe estava assistindo muito The West Wing, uma série sobre política mais dura e séria.

E então eles começaram a escrever coisas sobre as disputas comerciais dos EUA com a China e as guerras territoriais no Oriente Médio, tentando entender como encaixar isso em uma série de comédia.

Eles decidiram colocar tudo isso em uma discussão de times de futebol falado sobre o uso de um campo e deixar que as ideias corressem de lá. Portanto, é importante pensar em como uma simples troca de gênero pode dar uma ideia e impulsionar a sua história.

3. Encontre o seu “nós contra eles”

Uma das idéias originais dentro de Parks & Recreation é que as rivalidades e a tensão não estão exatamente dentro do departamento. Em vez disso, o departamento funciona como uma família. Claro, existem pequenos conflitos, mas, de modo geral, estão todos geralmente unidos contra uma força exterior.

Esta construção do departamento contra o mundo exterior permite uma área de trabalho mais ampla para a história.

Sempre pode haver uma força externa chegando, como o governo venezuelano, ou auditores de Indianápolis, ou até mesmo uma empresa de tecnologia. Você nunca fica sem idéias para contar a história quando você está continuamente girando quem está entrando nela.

Neste caso, também é possível construir seu elenco de lá brincando com arquétipos.

4. Deixe seus atores (ou personagens) livres

Quando Parks & Recreation estava em produção, eles sempre filmaram um ou dois episódios da mesma forma que foram roteirizados. A partir daí, eles deixavam os atores improvisarem, fazendo linhas de fala diferentes e tomando decisões impulsivas. Isso deu a eles uma tonelada de opções na hora da edição.

Ou seja, eles filmaram a história inteira exatamente como descrita no roteiro e depois gravaram cenas mais frescas e naturais, garantindo ao final de toda a produção uma série mais viva e real.

Deixar opções malucas no roteiro pode contribuir muito para a dinâmica da história em questão.

5. Premissa suporta as relações

Quando você está escrevendo, pode ser fácil gastar a maior parte do tempo trabalhando na premissa da sua história. Você quer que haja uma linha de comunicação forte, para que as pessoas se conectem, mas se você não tiver personagens engajados com problemas e evoluções em andamento, sua premissa pode rapidamente ir por água abaixo.

Uma grande premissa pode certamente sustentar um filme, mas não pode lhe garantir a manutenção de uma série com várias temporadas como Parks & Recreation. Concentre mais sua energia nas histórias interpessoais que o levarão adiante. É isso o que as pessoas procuram assistindo TV, mais do que apenas um discurso emocionante.

Interessante hein? vale lembrar também que a série Parks & Recreation teve seu final no ano de 2015, após 125 episódios na TV. Essas dicas são muito interessantes para quem procura começar projetos relacionados a séries de TV, ou mesmo para quem pretende trabalhar futuramente na produção de um grande programa de TV.

Espero que tenham gostado! E não se esqueçam de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos interessantes. Até a próxima, pessoal!

Deixe o seu comentário