CARREIRA CATEGORIAS COLLAB DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO

EQUIPE DE FILMAGEM: COMO CONTRATAR

24 de julho de 2019

author:

EQUIPE DE FILMAGEM: COMO CONTRATAR

Olá, pessoal! Contratar uma equipe de filmagem para o seu projeto pessoal é uma tarefa simples. Contudo, exige de você certo traquejo social, ou seja jeito com as pessoas. Hoje vamos dar dicas para ter em mente e se certificar de que você vai montar uma equipe de sucesso.

Projetos pessoais nos moldam como cineastas. Seja uma narrativa, uma obra de arte ou um documentário. Sempre há uma coisa que você precisa fazer: contratar uma equipe de filmagem.

No entanto, encontrar pessoas dedicadas e talentosas para um projeto deste tipo pode, às vezes, ser um problema. Confira as dicas abaixo:

1. Dê primeiro, depois receba

Quando você procura contratar uma equipe de filmagem para um projeto pessoal, normalmente você está procurando essas pessoas em suas redes sociais e profissionais.

Procure construir uma rede sólida de cineastas afins e trabalhe em diversos trabalhos e projetos paralelos pagos. Muitos desses cineastas você pode acabar recomendando para outros trabalhos – e vice-versa. Dessa forma, nos tornamos uma rede de suporte e referência para o outro.

Se você não tem um grande orçamento, contratar pessoas dessa rede pessoal e profissional pode economizar no custo total – em forma de descontos e favores pessoais.

2. Construa um tom sólido com a equipe

Antes que as pessoas possam comprar seu projeto, elas precisam saber exatamente o que você deseja criar. Se você está contratando uma equipe de filmagem, eles vão querer saber que há uma direção sólida por trás da produção.

Você pode fazer isso criando um pitch, um moodboard ou até mesmo alguns storyboards para mostrar a história que deseja contar naquele trabalho.

3. Seja honesto e direto com a equipe

Quando você começar a contratar uma equipe de filmagem, seja sincero sobre o que espera, especialmente quando se trata de pagar. Se você concordar com uma taxa de desconto, certifique-se de que esteja tudo às claras. Diga o que você pode pagar desde o começo. Se você prometer demais, mas não conseguir, isso prejudicará a moral de sua equipe – e sua posição na comunidade.

4. Mostre algum respeito com a equipe

Se você não puder pagar para contratar uma equipe de filmagem o valor padrão, faça o melhor possível para cobrir outros custos mais difíceis, como viagens, gastos e alimentação.

Esse gesto simples pode ser imprescindível se você pedir às pessoas que trabalhem como um favor para você. Trate bem sua tripulação e eles tratarão bem o seu projeto.

Além disso, não peça à sua equipe para fazer mais do que você combinou. Por exemplo, não force sua equipe a trabalhar um dia de 14 horas quando você disse que seria um dia de seis horas. Se algo sair de controle, pare e repense o processo para descobrir como terminar o trabalho.

Portanto, ter uma rede de contatos sempre disposta a ajudar é interessante demais. Isso permite que você junte um grupo de amigos na hora que quiser filmar algo autoral, ou um projeto pessoal que exija uma equipe.

Espero que tenham gostado! Por fim, não se esqueçam de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos interessantes e úteis para quem faz vídeos. Até mais!

Deixe o seu comentário