CARREIRA CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO OZI VLOG PRODUÇÃO

5 FATOS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE PRODUÇÃO DE VÍDEO

27 de maio de 2020

author:

5 FATOS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE PRODUÇÃO DE VÍDEO

Fala galera! Quando você está apenas começando no setor de produção de vídeo, pode se surpreender praticamente todos os dias com pequenas coisas que você ainda não descobriu, ou ainda não entende bem. Criar vídeos de alta qualidade para TV ou para as mídias sociais pode exigir muito mais esforço do que você imagina.

Atualmente, existem muitas maneiras de descobrir como os videomakers trabalham, que tipo de técnicas utilizam em suas produções, entre outros. Muitos videomakers profissionais hoje em dia têm canais no YouTube onde explicam muitos recursos e conceitos para agregar ao seu conhecimento.

Portanto, antes de ligar a câmera, certifique-se de ter feito bem sua pesquisa e entender tudo o que precisa saber.

Você pode não saber como iniciar o processo de criação de um vídeo com equipamento profissional, mas usar o seu celular também pode funcionar. Abaixo, veremos alguns fatos impressionantes sobre a produção de vídeos que você precisa conhecer:

1. Pós-produção pode levar muito tempo

Embora o videomaker passe muito tempo gravando, o tempo gasto na edição de cenas brutas geralmente é muito maior do que o tempo gasto nas filmagens. A edição de filmes pode levar o dobro do tempo que as filmagens ou até mais, porque é uma tarefa muito mais precisa e complicada.

Se você nunca gastou tempo editando antes, pode estar subestimando a complexidade desta tarefa. Até comerciais de vídeo de três minutos podem levar horas para serem aperfeiçoados. Selecionar os melhores trechos, fazer os cortes, mudar ângulos, adicionar trilha sonora, mixar o som, leva não apenas tempo, mas necessita talento.

Uma boa edição de vídeo salta aos olhos do público. E se você está apenas começando no universo da produção de vídeo, saiba que pode demorar muito mais do que alguém que está editando há muito tempo. Mesmo o processo de baixar o vídeo pode demorar mais do que você imagina, portanto, procure dedicar bastante tempo à pós-produção.

Caso você tenha um deadline apertado, tente negociar novamente o prazo e pense bem: o tempo que você vai passar fazendo a pós-produção pode acabar sendo bem maior do que você imagina.

2. A pré-produção é importante

Antes de pegar uma câmera e começar a gravar, é importante que o videomaker tenha um plano. Criar um vídeo exige muito trabalho de preparação que você talvez ainda não tenha considerado.

Você não apenas precisa criar um roteiro, mas também é útil fazer um storyboard para saber para quais cenas você está buscando. Depois de determinar uma sequência de imagens, você pode começar a se preparar melhor para fazer as filmagens.

Ter uma orientação para o projeto a partir do trabalho de pré-produção é essencial para produzir imagens de qualidade. Caso contrário, você não saberá quais ângulos deseja e precisa para que seu projeto final fique da forma que você imaginou. Gastar tempo na pré-produção pode ajudar o processo de pós-produção a ser menos doloroso, por isso vale a pena!

Você também precisa de tempo antes de começar a gravar para reunir todo o equipamento necessário. Afinal de contas, você geralmente vai querer vários ângulos e isso requer mais de uma câmera (não se esqueça de suportes de câmera e tripés para gravar imagens estáveis).

Reúna também equipamentos de captação de áudio e iluminação. As câmeras não reagem à luz da mesma maneira que um olho humano, então você certamente precisará de algumas opções de iluminação artificial para garantir que suas imagens tenham uma melhor aparência.

Cada situação precisará de uma iluminação diferente. Portanto, ter um bom conhecimento de iluminação e quais equipamentos específicos você pode precisar ou contratar alguém que possa ajudá-lo é definitivamente algo a ser levado em consideração antes de começar a produção de vídeo.

3. Conteúdo em vídeo é rei

12 dicas para editar entrevistas

Se você acompanha o blog da OZI, você deve saber o quanto as produções de vídeo têm se tornando mais populares do que nunca. De fato, ao visitar páginas da Web, a maioria dos usuários prefere assistir a um vídeo do que ler um conteúdo. Não importa onde as pessoas encontrem um vídeo, elas procuram sempre esse apelo visual.

Os olhos são atraídos pelo movimento, portanto, variar a duração das cenas é essencial para prender a atenção do público. Quando você alterna consistentemente entre cenas mais longas e mais curtas, a audiência é atraída para assistir por mais tempo, dando a você a chance de transmitir sua mensagem.

A alternância de ângulos e comprimentos de imagens manterá seu público mais entretido e envolvido com seu conteúdo. Lembre-se disso enquanto filma e edita seus vídeos. Especialmente se você deseja criar um vídeo para promover sua empresa ou marca, ele precisa ser um vídeo de alto nível que seja bem feito!

O vídeo marketing captura uma ampla audiência. Estudos já mostram que mais da metade dos consumidores que assistem a uma explicação em vídeo de um produto tem grandes chances de acabar comprando esse item.

4. O aprendizado prático é essencial

Realmente não há melhor maneira de aprender a trabalhar na produção de vídeo do que obter alguma experiência prática. Você pode achar que ama o trabalho ou pode decidir que não é para você, mas até ter uma câmera na mão ou editar, você não saberá exatamente o seu sentimento sobre a atividade de videomaker.

Se você está tentando decidir se a produção de vídeo é para você, procure estágios ou seja voluntário em alguns projetos. Experimente editar vídeos ao brincar com o software ou considere fazer uma aula. Como você já aprendeu que a edição é o aspecto mais complicado da produção de vídeo, desenvolver seus talentos pode render a longo prazo e você pode transformar seu talento em uma carreira.

Clique aqui para conhecer o Curso Criadores de Vídeo.

5. Produção de vídeo ainda é uma atividade bastante nova

A tecnologia de produção de vídeo melhora a cada ano. Você sabia que o primeiro vídeo com som tem menos de 100 anos e a edição digital está disponível apenas desde 1987?

Em comparação com algumas tecnologias, a produção de vídeo ainda é uma atividade bastante recente. Além disso, muitas mudanças e melhorias ainda estão por serem feitas.

Em outras palavras, você precisa entender que está trabalhando com uma tecnologia em constante mudança. Portanto, é importante ficar por dentro das mudanças e das novas tendências que certamente ocorrerão pelo caminho. A produção de vídeo é uma indústria que ainda está crescendo e mudando, tornando-a fascinante para quem quer sempre aprender mais.

Sobre produção de vídeo

Se você está interessado em participar da produção de vídeo ou está simplesmente procurando informações sobre o processo ao contratar uma equipe, não há como errar ao aprender mais sobre esse setor.

A produção de vídeo é mais do que um sofisticado vídeo para celular e um programa de computador, mas com o equipamento e a base de conhecimento certos, qualquer um pode fazê-lo!

Aos interessados pela carreira em produção de vídeo, um grande ponto de partida é o curso Criadores de Vídeo, aqui da OZI. Ele traz tudo o que você precisa para criar um vídeo do zero e chegar a um resultado profissional da forma mais rápida possível.

Espero que tenha gostado das dicas! E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos sobre a carreira de videomaker.

Até mais!

Deixe o seu comentário