CARREIRA CATEGORIAS DICAS NOTÍCIAS PRODUÇÃO PRODUTIVIDADE

HOME OFFICE: 5 DICAS PARA TRABALHAR DE CASA

31 de março de 2020

author:

HOME OFFICE: 5 DICAS PARA TRABALHAR DE CASA

Olá, pessoal! Como você já deve ter visto nos telejornais e outros canais de informação, o mundo inteiro está vivendo uma crise sem precedentes. Isso têm impactado no funcionamento de escolas e universidades, shopping centers, entre outros. Isso impacta diretamente nos jobs para quem é freelancer e também no funcionamento normal das empresas. Portanto, para muitas pessoas, o jeito é aderir ao famoso home office, ou seja, trabalhar de casa.

Durante esta semana, diversos eventos foram cancelados como shows, campeonatos esportivos, palestras e até mesmo projetos que já estavam agendados. O impacto de todos esses cancelamentos sobre a vida de quem trabalha com vídeo só poderá ser mensurado quando a crise tiver um fim. E o que mais nos incomoda é não saber exatamente quando isso acontecerá.

Enquanto isso, você pode tentar adaptar o seu trabalho e sua rotina ao home office. Portanto abaixo, veja algumas dicas que podem ser bastante úteis para quem não está acostumado a trabalhar do conforto de casa:

Home office: 10 dicas para facilitar o trabalho em casa

Antes de mais nada é importante dizer: trabalhar em um sistema home office pode fazer você ter muito mais atividades do que dentro do escritório. Seja pela comodidade, pela falta de organização ou ainda caso você tenha supervisores inseguros, é capaz de receber mais trabalho do que o comum durante este período.

Dessa forma, as dicas abaixo podem te ajudar muito a aproveitar melhor o seu tempo e comodidade para passar por esta fase sem grandes transtornos.

1. Monte o seu espaço de trabalho

Uma das melhores coisas que você pode fazer para trabalhar em casa é designar um espaço de trabalho. Em muitos apartamentos, você não terá diversas opções como um quintal, ou um espaço livre com uma mesa grande. Então esta é a hora de pensar nos espaços da sua casa com cuidado.

Avalie muito bem e tenha sempre em mente que você vai passar pelo menos umas oito horas diárias naquele local. Evite espaços de passagem, onde as pessoas possam atrapalhar a sua concentração.

2. Estabeleça uma rotina

Colocar horários para as suas atividades diárias pode ser interessante para separar o que você vai fazer pelo seu trabalho e separar um tempo para as coisas que você pode fazer em casa.

Além disso, manter um cronograma fixo pode ser bastante produtivo para que você mantenha o foco no trabalho e para criar alguns pequenos objetivos diários como projetos que você precisa finalizar ou relatórios e atividades extras que você pode adiantar para facilitar o dia seguinte, por exemplo.

3. Vista-se pela manhã

Esta parece óbvia, mas é uma dica poderosa. Acordar cedo, tomar um banho e se vestir bem, como se estivesse indo até o escritório pode ser fundamental para se manter ativo durante o expediente de trabalho.

Isso evita que você passe mais tempo que o normal descansando ou tirando uma soneca quando o momento pede produtividade.

Portanto, levante-se e vista-se. Isso certamente vai revigorar a sua atitude diária para focar apenas no trabalho.

4. Encontre uma ótima cadeira

Todas as queixas sobre trabalhar em casa falam sobre problemas nas costas. Mesmo que você se alongue todos os dias, nada é melhor do que uma grande e confortável cadeira.

Então encontre a melhor cadeira possível. Uma que suporte a parte inferior das costas e também se encaixe ao lado de sua mesa ou mesa. Lembre-se que você pode passar mais tempo lá do que imagina. Não é hora de economizar.

5. Dê atividades aos seus filhos

Um problema que muitos adultos têm em casa é que seus filhos estão sempre pedindo a sua atenção. Com escolas em todo o mundo fechando, há uma alta probabilidade de as crianças ficarem em casa com você.

Tente dar-lhes atividades para aproveitar o dia. Pode ser colorir um livro, assistir a uma trilogia de filmes, videogames, projetos de arte, enfim. Esta é a hora exata para você desafiá-los a serem criativos. Qualquer coisa ajuda!

Estas são algumas dicas básicas sobre o home office. Trabalhar em casa pode parecer simples, mas é também uma atividade bastante solitária. Portanto, busque inovar, falar com outras pessoas via Skype, assistir o noticiário, ou aproveite para zerar todas as séries do Netflix.

O segredo aqui é manter a calma. Até onde sabemos esta é uma crise passageira. Então, tente se manter organizado, procure ter um checklist de atividades diárias. Faça seu melhor café da manhã e prepare-se para as próximas semanas.

Como todos queremos nos manter distante do contágio então é importante frisar: lave as suas mãos sempre que possível e utilize um álcool em gel sempre que estiver em ambientes externos. Evite tocar o máximo de objetos possível na rua e mantenha distância de pessoas espirrando ou tossindo.

Além disso, não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais dicas e conteúdos interessantes para a carreira de videomaker.

Espero que você se mantenha seguro e produtivo com estas dicas. Até a próxima!

Deixe o seu comentário