CATEGORIAS COMPARATIVO DICAS ILUMINAÇÃO PRODUÇÃO

ILUMINAÇÃO PARA VÍDEO COM REFLETOR DE JARDIM

11 de dezembro de 2019

author:

ILUMINAÇÃO PARA VÍDEO COM REFLETOR DE JARDIM

Fala galera! Você já deve ter visto algum post aqui do blog falando sobre iluminação. Já falamos sobre como iluminar uma cena noturna ao ar livre, como fazer iluminação para filmar alimentos, por exemplo. No ano passado tivemos aqui até algumas dicas sobre como faz uma iluminação básica por menos de R$ 100.

Hoje nós vamos falar de uma alternativa curiosa e interessante que muita gente procura saber melhor. Será que dá pra usar aqueles refletores de jardim para fazer iluminação em uma produção?

Maurício Fonteles fala tudo sobre o assunto no OZI Vlog abaixo. Em um teste comparativo, ele utiliza uma Sony A6500, um LED Aputure 672W e um refletor de jardim da marca Taschibra. Dá uma olhada:

Fazendo iluminação para vídeos com um refletor de jardim

Em primeiro lugar, é importante dizer que existe muita gente que usa este tipo de alternativa para iluminar os vídeos. Inclusive, alguns destes refletores possuem até o mesmo formato dos LEDs profissionais específicos para vídeo, o que pode gerar uma confusão ainda maior.

De qualquer forma, como você assistiu no vídeo acima, existem alguns pontos nos quais precisamos tratar quando o assunto é a qualidade da sua iluminação.

Comparação de iluminação

Como você pôde ver na comparação acima, Maurício utilizou ambas as fontes de luz com e sem difusor. Isso para dar uma ideia geral de como pode funcionar a iluminação feita pelo refletor de jardim.

O resultado foi um espectro de luz irregular. Ou seja, uma iluminação um tanto azulada, em comparação com o LED da Aputure. No vídeo, podemos notar uma clara diferença entre os dois tipos de iluminação.

IRC (Índice de reprodução de cor)

Esta é uma escala de 0 a 100 utilizada para medir a fidelidade de cor que os equipamentos reproduzem nos objetos. Isso quer dizer que, quanto maior o valor do IRC, mais as cores serão visualizadas precisamente.

Como Maurício disse no vídeo acima, o LED Aputure 672W possui reprodução de cor 95, ou seja, bastante alto. Por isso oferece maior qualidade para iluminação de vídeos.

Por fim, é importante dizer que a iluminação feita com luminária de jardim pode oferecer alguns riscos para a sua produção, como por exemplo, deixar de reproduzir determinadas cores do ambiente. E muitas vezes isso não pode acabar não sendo corrigido na sua pós-produção.

De qualquer forma, se você acompanha o blog da OZI, já deve ter visto por aqui algumas alternativas de baixo custo para fazer iluminação de vídeos de maneira super eficiente até mesmo com o seu smartphone. A dica aqui é ir por este caminho. Assim, você evita perder uma diária de gravação e garante o sucesso da sua produção.

Espero que tenha gostado deste comparativo. Não se esqueça de se inscrever no canal da OZI no YouTube para receber mais dicas interessantes como esta. Até a próxima!

Deixe o seu comentário