CÂMERAS CATEGORIAS DICAS FILMAGEM OZI VLOG PRODUÇÃO VIAGEM

A LENTE 18-55 MM É BOA?

18 de novembro de 2019

author:

A LENTE 18-55 MM É BOA?

Olá, pessoal, tudo bem? Uma dúvida que muitas pessoas tem, especialmente as que estão no início da carreira é se a lente do kit, a famosa 18-55 mm F4 5.6, tem qualidade o suficiente para fazer um vídeo profissional.

Por conta da infinidade de opções de lentes com alcance, abertura e velocidade diferentes, é possível que você acredite que não dá pra fazer um vídeo de qualidade usando a lente básica, inicial da sua câmera.

No OZI Vlog abaixo, Maurício Fonteles fala sobre essa lente e mostra, na prática, como ela pode ajudar a criar vídeos interessantes. Dá uma olhada!

Dá pra usar a lente 18-55m do kit inicial da sua câmera?

Bem, em primeiro lugar, para resumir a conversa toda, a resposta é sim! Dá pra usar a lente com qualidade e fazer cenas super interessantes usando apenas essa lente mais básica.

Como você pôde assistir no vídeo acima, Maurício Fonteles foi convidado a participar do Like U festival, um evento de empreendedorismo digital promovido pela agência Like U onde ele foi falar sobre vídeo no estado de Roraima. As imagens que ele coletou durante essa viagem foram todas feitas com a lente do kit.

Veja abaixo algumas considerações de Maurício durante a experiência:

Usando a lente 18-55 mm para vlogs

As lentes para gravar vlogs sozinho em geral precisam ser mais abertas. Portanto, quanto mais grande angular, melhor vai sair o seu quadro. O uso da 18-55mm, apesar de não ser ideal, pode funcionar para gravar vlogs sozinho, embora talvez você precise esticar um pouco mais o braço e usar um gorilla pod para fixar melhor a sua câmera.

Abertura da lente 18-55 mm

A lente com abertura F4 é uma opção mais escura, ou seja, você pode acabar precisando de artifícios ou condições específicas para gravar os seus vídeos.

Neste caso, utilizar valores de ISO muito altos podem acabar granulando demais o vídeo. Dessa forma, pode ser uma saída para pequenas tomadas à noite, porém se você precisa gravar um conteúdo inteiro com baixa condição de luz pode ser que não chegue ao resultado que você procura.

O importante aqui é tentar buscar as melhores condições. Como você viu, Maurício filmou cenas internas, à noite e a lente respondeu bem. Então, use a luz a seu favor.

Nitidez

Se você está usando ISO mais baixo, a lente 18-55mm produz uma nitidez muito boa em diferentes aberturas. Um dos problemas que Maurício encontrou foi ao utilizar o Autofoco. Esta função pode ser bem utilizada, mas não em sua melhor forma. Isso porque as lentes influenciam diretamente na velocidade de foco.

Gostou? A lente 18-55 mm, a famosa lente do kit, pode ser uma grande saída para quem está começando a se aventurar no universo da produção de vídeos. Apesar de não ser a melhor escolha caso você tenha outras opções à mão, esta lente permite trabalhar, enten

Procure usar bastante a lente 18-55mm para entender o lugar dela, suas limitações e os pontos fortes. Assim, você poderá notar quais são as possibilidades, onde ele pode te levar e os resultados que você poderá alcançar utilizando essa lente.

Obviamente você poderá evoluir futuramente para outras lentes com configurações mais robustas e que vão fazer diferença direta no seu trabalho. De qualquer forma, você pode começar hoje com o que você já tem à mão.

Espero que tenha gostado. Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes como este. Até mais!

Deixe o seu comentário