CARREIRA CATEGORIAS DICAS NOTÍCIAS

PESQUISA: THE STATE OF VIDEO MARKETING 2020

4 de agosto de 2020

author:

PESQUISA: THE STATE OF VIDEO MARKETING 2020

Fala galera, tudo bem por aí? Você sabe que aqui no blog da OZI nós sempre falamos sobre como o vídeo pode ajudar nos mais diferentes tipos de negócio. Especialmente por meio de vídeos promocionais ou institucionais, é absolutamente que existem muitos empreendedores tirando vantagens em suas estratégias de marketing.

Por isso hoje vamos falar sobre o relatório The State of Video Marketing 2020, feito pela Wyzowl, uma empresa de vídeo inglesa especializada em vídeos e animações para uso profissional. Este report é baseado em uso e retorno do vídeo como parte integrante das estratégias de marketing. Você pode acessar o relatório completo clicando aqui.

Nós relacionamos abaixo alguns dos dados mais relevantes da pesquisa. Eles são válidos para refletir tanto sobre o momento do mercado de vídeo quanto para nossas próprias estratégias enquanto videomakers. Confira:

A importância do vídeo para estratégias de marketing

Um dos resultados mais importantes dessa pesquisa com os profissionais foi se o seu negócio utiliza o vídeo como estratégia de marketing. Apesar de uma leve queda em relação ao ano passado, 85% dos entrevistados ainda utilizam o vídeo de maneira estratégica em suas empresas.

Inclusive, desde 2016 houve um aumento de 24% no uso do vídeo como ferramenta de marketing. Isso é um crescimento exponencial e que significa para muitos de nós oportunidades novas no mercado.

Também significativo são os dados sobre os tipos de vídeos mais utilizados pelas empresas para divulgar produtos e/ou serviços. Veja abaixo:

  • Explainer
  • Apresentação
  • Testemunhos
  • Vendas
  • Propaganda direta

Portanto, o vídeo continua a ser um fenômeno como ferramenta de marketing. Em outras palavras, existem diversas empresas buscando este tipo de conteúdo e entender o que elas precisam é importante para manter-se cada vez mais ativo no mercado.

2019 em números

Continuando o review, um outro dado importante é o de que 1 em cada 5 dos entrevistados usaram vídeos como ferramenta de marketing pela primeira vez em 2019. Não existe uma fórmula mágica, mas uma varidade de fatores incluindo preço, acessibilidade, entendimento, entre outros.

Isso, de certa forma, aumentou também a competitividade do setor, o que força tanto os profissionais de marketing quanto nós, videomakers, a pensarmos melhor no conteúdo produzido e como se sobressair frente à audiência.

Para muitas dessas empresas, houve um retorno de investimento também interessante: para 87% trabalhar com vídeo aumentou o tráfego no site; em 95% dos casos ajudou a aumentar a percepção e o entendimento dos clientes sobre os produtos e serviços; e para outros 80%, os vídeos tiveram impacto direto sobre as vendas.

Ou seja, a grande maioria dos entrevistados afirmou que o vídeo ajudou a conquistar importantes resultados para a companhia. O mais marcante disso tudo é o fato de que 9 entre 10 profissionais de marketing acreditam obter retorno do investimento usando vídeo.

Quem ainda não usa vídeo para divulgar o seu negócio?

Contudo, ainda existem alguns profissionais que relutam em utilizar vídeos como forma de divulgar seus produtos e serviços. Existem diversas opiniões e explicações sobre isso, incluindo profissionais que acreditam que não precisam de vídeo para suas estratégias.

Mesmo assim, a pesquisa mostra que 50% destes profissionais pretendiam começar a usar vídeo em 2020, o que significa um possível crescimento neste e nos próximos anos.

Visão da audiência

Além de entrevistar profissionais de marketing, a pesquisa da Wyzowl também coletou informações do público.

No tópico sobre a visão da audiência, podemos destacar dois pontos super importantes: 96% dos entrevistados assistiu a pelo menos um explainer vídeo para aprender mais sobre um produto ou serviço, enquanto 74% se convenceu a comprar ou baixar algo depois de assistir um vídeo.

Entre alguns outros pontos também relevantes, podemos mais uma vez notar uma forte indicação que vídeos continuam sendo populares para o público de modo geral que atualmente assiste a cerca de 16 horas semanais de vídeo nas redes sociais.

Por falar em redes sociais, as mais utilizadas são YouTube, Facebook, Linkedin e Instagram, nesta ordem. Sendo o LinkedIn uma promissora plataforma de conteúdo que não é especificamente de vídeo, embora os profissionais obtenham excelentes resultados também, talvez por conta ainda de seu alcance orgânico em relação às outras redes. Em resumo, muitos profissionais de marketing têm utilizado vídeo e obtido resultados diferentes em cada plataforma.

The State of Video Marketing 2020

Viu só que interessante? De todos estes tópicos da pesquisa da Wyzowl, é importante entender como o vídeo tem sido utilizado como ferramenta de marketing e começar a pensar também nesta larga fatia de mercado como uma forma de aumentar os seus rendimentos.

Espero que tenha gostado! Não se esqueça de se inscrever no canal da OZI no Telegram e no YouTube para receber mais conteúdos interessantes para o seu desenvolvimento no mercado de vídeo.

Até a próxima, pessoal!

*

Já ouviu falar na Imersão Viver de Vídeo?

A Imersão é composta por 4 AULAS que vão acontecer AO VIVO! Sim você precisa estar lá para acompanhar. Não tem replay e não vão ficar disponíveis posteriormente. Então bloca esse horário na sua agenda!

Segunda, terça, quarta e quinta a partir das 20h.

As aulas terão duração média de duas horas… mas pode ser que durem mais.

Além das aulas vou mandar algumas tarefas e ações para que você consiga de fato colocar em prática o que vou te ensinar. Então guarda um tempo dos seus dias para isso também.

Esses serão os temas das aulas:

  • Como Vender Seus Vídeos
  • O Que Oferecer para os Seus Clientes
  • Escolha Seus Clientes de Vídeo
  • Precificação + Revisão da Semana

Deixe o seu comentário