CÂMERAS CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO SMARTPHONES

DICAS PARA VÍDEOS NO SMARTPHONE

12 de fevereiro de 2020

author:

DICAS PARA VÍDEOS NO SMARTPHONE

Fala galera! Como você sabe, nós aqui na OZI somos entusiastas da criação de vídeo com o smartphone. Já falamos disso em alguns outros posts por aqui. Contudo, se você já tem um celular e não sabe exatamente por onde começar a fazer com que ele grave de maneira profissional, este post pode ajudar.

Nós já superamos em muito tempo a época em que você precisaria de um bom conjunto de câmeras no seu setup para fazer um vídeo de qualidade. Atualmente, dependendo do seu smartphone e de como você trabalha, existem diversas formas de chegar a resultados muitas vezes até melhores do que em DSLR’s, por exemplo.

Assista abaixo o vídeo da série XP Histórias, onde a produtora Bia Alves fala sobre como iniciou no audiovisual apenas usando o seu smartphone. Dá uma olhada:

O mais interessante ao pensar em vídeos feitos com o celular é saber que, sem nenhum acessório extra, talvez seu smartphone não consiga chegar tão longe. Entretanto, se você procura um look mais cinematográfico, é importante conhecer ferramentas e acessórios disponíveis para aprimorar a sua ferramenta de trabalho.

Então, aperte o cinto e conheça algumas ferramentas essenciais para considerar adquirir se quiser fazer filmes com seu smartphone.

Rig

O primeiro grande ponto é colocar o seu smartphone em equipamentos como braçadeiras, suportes ou cabeças esféricas, porque eles possibilitam montar seu telefone em uma cage (gaiola de câmera). Estas cages são indispensáveis para montar acessórios extras como microfones, monitores e mesmo luzes LED.

De modo geral, estes equipamentos possuem conexões para parafusos de 1/4 “-20, provavelmente o tipo de rosca de parafuso mais comum usado nos acessórios para fazer vídeos. Então, em resumo: pegue uma braçadeira, suporte ou cabeça esférica e monte o seu smartphone em uma gaiola.

Assista abaixo este vídeo feito por Rubidium Wu no canal de tutoriais da Shutterstock, sobre as vantagens de usar smartphones desa forma e algumas ideias para você começar a pensar sobre este assunto:

Lentes

Alguns cineastas acham que a câmera é a ferramenta mais importante na sua mochila de equipamentos. Porém, eu argumentaria que as lentes são tão importantes quanto, se não mais. As lentes permitem alterar a distância focal, aumentar ou diminuir a profundidade de campo e dar às suas imagens um estilo diferente que você talvez não consiga obter sem elas.

Felizmente, existem muitos fabricantes excelentes de lentes para smartphones por aí que não apenas oferecem uma ampla gama de distâncias focais para você escolher, mas também filtros e outros complementos que são cruciais para fazer uma perfeita exposição.

As lentes Moment são um grande exemplo disso, assim como a Olloclip, Black Eye e o Moondog Labs também oferecem ótimas opções. Algumas inclusive com lentes anamórficas! Confira abaixo o OZI Tech #036, onde Maurício Fonteles fala sobre um kit de lentes deste tipo, da marca Sirui:

Microfones

Quem acompanha este blog há algum tempo, já deve saber: você não pode fazer um bom filme sem um som de qualidade. Atualmente, é possível encontrar microfones pequenos o suficiente para serem montados no seu smartphone.

A RØDE possui ótimos microfones de vídeo, incluindo o VideoMic Me-L, o VideoMic NTG um pouco maior e mais caro ou ainda o iXY , que se conecta diretamente à parte inferior do seu iPhone através do conector lightning.

Luzes

Ter à sua disposição algumas luzes pode ser uma ótima ideia se você precisar filmar em condições adversas, locais pouco iluminados, entre outros.

Felizmente, hoje você não precisa mais carregar luzes gigantes de estúdio ou painéis de LED maiores. Você pode optar por alguns adoráveis ​​cubos de LED pequenos, como o Lume Cube, ou optar por um LED de bolso, como o Aputure M9.

Estabilização

O visual de imagem sem estabilidade pode ser ótimo se houver um propósito na história que você está contando. Contudo, de modo geral, manter o seu smartphone em um estabilizador dedicado pode ser uma grande saída para vídeos de alta qualidade.

Existem diferentes modelos de estabilizadores para smartphones, desde os mais simples que somente se adaptam à estrutura do aparelho até os mais robustos e de alta tecnologia, que se conectam às principais funções da câmera, facilitando a vida do videomaker.

Gimbals

O grande objetivo do cineasta de smartphones: um gimbal dedicado. Eles são portáteis, fáceis de usar e super divertidos de usar e criar.

Nesta lista temos o DJI Osmo Mobile, o Zhiyun Smooth 4 ou o Moza Mini-MI, que custam cerca de US$ 100 (R$ 600-800) e oferecem muitos recursos, como controles de inclinação, rotação, além de diversas outras funcionalidades.

Tripés

Independentemente de você estar gravando em um ARRI Alexa ou em um iPhone, todo cineasta precisa de um bom tripé. Você pode optar por algo como um tripé de mesa, como o Manfrotto PIXI Mini ou uma ferramenta multifacetada como o Joby GorillaPod Mobile Rig, que possui mais braços e pernas do que você talvez possa imaginar.

Ou, novamente, se você fez o trabalho corretamente e comprou um grampo para smartphone, um suporte ou uma cabeça esférica, pode usar praticamente qualquer tripé no mercado.

Faça download de alguns aplicativos

Depois de todos estes hardwares, que tal um pouco de software?

A criação de filmes em smartphones seria muito mais difícil sem alguns aplicativos dedicados para ajudá-lo a filmar e editar seu caminho para o sucesso cinematográfico.

O primeiro aplicativo que você deve considerar e já falamos sobre ele aqui no blog da OZI em algumas oportunidades é o FiLMiC Pro. Ele oferece ao seu smartphone muito mais funcionalidade. Isso inclui controle manual sobre tudo, desde taxas de quadros a áudio, o que basicamente oferece ao videomaker uma câmera totalmente nova.

Em seguida, o Artemis Pro é um aplicativo premiado pelo Emmy que transforma seu telefone em um poderoso visor digital. Finalmente, o Adobe Premiere Rush e o LumaFusion são ótimas opções se você deseja editar no seu smartphone.

Existem ainda muitos outros aplicativos de cinema por aí que você não pode usar com tanta frequência e talvez nem durante as filmagens, mas que valem a pena tentar. Nesta lista temos o Script para marcar roteiros, Frame.io para revisão e colaboração de vídeo, e Shot Lister para criar listas de cenas.

Tudo pronto

Ok, você já tem seu smartphone completamente equipado. Está bem dentro de uma cage de câmera com um microfone e LEDs montados na lateral, é equipado com uma lente móvel, você o enrolou em um poste de luz graças ao seu confiável GorillaPod e mudou todas as suas configurações da câmera porque você dominou o FiLMiC Pro.

E agora? Bem, agora o mais importante a fazer é começar a fazer seus vídeos. Sem esquecer todos os pontos citados acima como um áudio e iluminação de de qualidade, você terá bons resultados.

Entretanto, nunca se esqueça que tão importante quanto os equipamentos que você tem é saber contar uma boa história. Se você não tiver uma boa história, pare tudo o que está fazendo, desligue a câmera e escreva até que ela fique boa. Afinal de contas, sem uma boa história, você não tem nada.

O objetivo é não se apoiar muito na aquisição de equipamentos, porque os equipamentos não melhoram os filmes, apenas os tornam mais fáceis de fazer. Espero que tenha gostado e que tudo isso o ajude a fazer melhores vídeos com seu smartphone.

Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber muito mais dicas sobre o mercado audiovisual. Até a próxima!

Deixe o seu comentário