CARREIRA CATEGORIAS DICAS OZI VLOG PRODUTIVIDADE

QUARENTENA: 3 PASSOS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

16 de julho de 2020

author:

QUARENTENA: 3 PASSOS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

Fala pessoal, tudo bem por aí? Bem, um assunto inevitável nos últimos meses é a quarentena. Com a adoção do distanciamento social, muitas pessoas começaram a trabalhar de casa e muitas empresas têm inclusive estudando manter esse formato, mesmo após o retorno às atividades normais.

O home office traz vantagens e desvantagens. Nós já demos aqui no blog da OZI algumas dicas para quem está trabalhando de casa e até algumas formas criativas de usar o drone mesmo dentro da sua casa. Sabemos que não é exatamente o ideal, mas, em situações como essa, algumas medidas de inovação acabam se tornando bastante importantes para mantermos o fluxo de trabalho.

No vídeo abaixo, Maurício Fonteles oferece algumas dicas sobre como aumentar a sua produtividade neste período de quarentena. Assista:

Como aumentar a sua produtividade durante a quarentena

Antes de mais nada, Maurício começa falando sobre como a quarentena tem desafiado seu workflow. Apesar da facilidade de estar em casa, surgem também difucldades de armazenamento de equipamentos, tempo, entre outros. “A rotina mudou completamente. Eu sou um cara que sou muito ativo, estou sempre na rua, pulando de um lugar para o outro, interagindo com pessoas”, comenta.

Você também deve estar enfrentando alguns dos problemas citados pelo Maurício como a falta de uma rotina de sono saudável e algumas mudanças drásticas nas suas tarefas diárias. Afinal de contas, a quarentena pegou a todos nós de surpresa e tem sido algo com o qual temos de lidar, independentemente de nossas atividades profisisonais.

Outro ponto importante é a rotina, até mesmo de seu filho, uma vez que as escolas também estão fechadas e sobrevivendo com aulas online. “Todas as manhãs são dedicadas a ficar acompanhando ele nas aulas online, porque ele tem seis anos e eu não posso simplesmente deixar ele na frente do computador”, diz Maurício.

Por isso, ele lançou uma espécie de “desafio”, que consiste basicamente em três pontos que podem ajudar na sua produtividade durante o período de quarentena. Veja abaixo estas três dicas e como elas podem ajudar na sua rotina:

1. Fazer “download” das suas atividades

Em primeiro lugar, você precisa entender. “Fazer o download” das tarefas que estão na sua cabeça, nada mais é do que colocar tudo no papel.

A quarentena nos tem mostrado que nossas atividades profissionais e tarefas domésticas precisam coexistir. Portanto, ter uma lista com tudo o que você terá de lidar durante seu dia pode liberar um espaço considerável no seu cérebro para fazer as atividades sem se preocupar tanto com outras.

Dessa forma, a primeira dica de Maurício parece simples, mas pode ajudar bastante: coloque todos as suas tarefas num papel.

Podem entrar trabalhos incompletos, novos, tarefas menores. Você precisa entender: o que não estiver nesse papel, estará apenas ocupando espaço na sua cabeça. Além disso, ao tirar as tarefas da sua cabeça você consegue encará-las de frente e pensar melhor sobre como lidar com elas. “A partir do momento que você bota num papel ou num bloco de notas, você faz um download disso, você fica um pouco mais leve. E você começa a materializar”, afirma Maurício.

2. Faça tudo em pequenas partes

Depois de fazer sua lista, você precisa também compreender que ela geralmente não tem fim. Isso quer dizer que, todos os dias teremos atividades novas, tarefas que não prevíamos pela frente.

Portanto, você precisa trabalhar a sua lista de modo que ao completar as suas tarefas, você se sinta realizado e não mais preocupado com o que deixou pra trás. Ao se importar mais com as atividades que não concluiu, você acaba automaticamente reduzindo a importância das atividades que você conseguiu concluir naquele dia.

Então é bastante importante pensar em uma lista de 3 a 5 tarefas que possam lhe dar a satisfação de serem concluídas. Uma dica extra é fazer essa lista no dia anterior, para poder começar o dia focado apenas no que você tem pela frente.

Criar uma lista fragmentada permite que você entenda melhor seu tempo e receba os méritos disso, ou seja, tenha vontade de se manter produtivo. “Faça uma lista pequena para que você consiga completar. É uma vitória que você tem. E quando você ganha, você tem vontade de fazer mais, sabe? São essas pequenas vitórias que vão movimentando a gente”, conclui Maurício.

3. Defina uma prioridade

A terceira e última dica é um ponto-chave: defina a sua prioridade a cada dia. Pode ser um dos pontos da lista como “Concluir edição do último job” ou mesmo uma temática, um ponto focal como “manter a organização dos meus trabalhos no HD”, por exemplo.

É importante entender que, estando ou não num período de quarentena, se você optar por concluir 3 ou 5 trabalhos completamente diferentes, você pode acabar se perdendo. Ao focar em apenas um trabalho, pode ser que, ao final do dia, ele já esteja completo ou pelo menos bastante avançado.

Dessa forma, você consegue organizar e concluir, atuando diretamente na sua produtividade diária. “O mais importante de tudo isso é que, quando você conclui, você vai se sentir melhor e vai se sentir pilhado também. E se você se sente assim, significa que você vai querer fazer mais. Então é você convencendo seu cérebro, a partir de benefícios, de vitórias, de que isso está sendo benéfico para a sua cabeça, para o seu corpo, pra tudo”, finaliza Maurício.

Aumente a sua produtividade durante a quarentena

Super interessante, né? Essas dicas são ótimas para deixar a sua vida muito mais leve e organizada, seja apenas durante essa quarentena, ou mesmo depois de tudo isso passar.

Certamente você terá muito mais vontade de concluir suas tarefas diárias sejam elas grandes ou pequenas, utilizando essas dicas no seu dia a dia.

Espero que tenha gostado e não se esqueça de dar uma passada lá no canal da OZI no YouTube para mais dicas e diversos outros conteúdos relacionados à carreira de videomaker. Até a próxima, pessoal!

Deixe o seu comentário