CÂMERAS CATEGORIAS CINEMA DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO SMARTPHONES

5 RAZÕES PARA GRAVAR VÍDEOS PROFISSIONAIS COM O IPHONE 11

30 de setembro de 2019

author:

5 RAZÕES PARA GRAVAR VÍDEOS PROFISSIONAIS COM O IPHONE 11

Fala pessoal! Muito já está sendo falado sobre as gravações de vídeo profissionais feitas com o iPhone 11. Sua lente ultralarga é apenas o começo da história. Apesar de ser desacreditado de início quando foi apresentado seu novo formato com três lentes, suas novidades como a lente ultra grande angular e a capacidade de alternar a distância focal de maneira uniforme, transformou o aparelho em uma autêntica câmera para produção audiovisual profissional e até cinematográfica.

Veja abaixo 5 razões pelas quais usar o iPhone 11 para gravar vídeos profissionais:

1. Lente ultra larga

Uma das desvantagens de fotografar com uma câmera de ação como a GoPro é que, embora ela tenha uma distância focal ultra-ampla, também possui um efeito de olho de peixe que deve ser compensado e/ou removido para tornar a imagem utilizável. Contudo, com o iPhone 11 Pro, existem algoritmos de fotografia computacional que fazem isso por você.

Além disso, ao gravar um vídeo, o campo de visão fica um pouco mais apertado. Isso para que um cineasta não obtenha toda a largura da lente para a imagem em movimento. Para compensar, os usuários contam com lentes de terceiros, como a 18mm da Moment, usada por Stephen Soderberg (Unsane, 2018). Ou ainda como o diretor Sean Baker (Tangerine, 2015), você também pode usar uma lente anamórfica. O Moment e o Moondog Labs oferecem essas soluções.

Entretanto, com o iPhone 11 Pro, esse ângulo ultra grande angular é nativo com sua lente 5x. Ele oferece uma distância focal de 13mm f 2.4.

O diretor de Guerra nas Estrelas: The Last Jedi , Rian Johnson, foi ainda mais longe. No Twitter, ele declarou que a lente grande angular foi uma verdadeira virada para os cineastas que usam dispositivos mobile. A Apple deu ao homem por trás do Knives Out um protótipo do iPhone 11 Pro para fotografar nas ruas de Paris. Se você olhar com cuidado, há um pouco de distorção no final de alguns clipes, mas eles são quase imperceptíveis.

2. A câmera selfie

Embora seja fácil se envolver na confusão desse novo conjunto de lentes triplas, a câmera selfie no iPhone 11 Pro não deve ser deixada de lado. Enquanto a chamada “slowfie” filmava uma alegre risada da multidão quando a Apple exibia, a lente da câmera frontal de 12 MP foi bastante aprimorada e agora pode capturar vídeo em 4K a até 60 fps.

Chris Cohen, CTO do famoso aplicativo FiLMiC Pro, ficou tão impressionado com a atualização da câmera selfie desta nova versão, que passou a incentivar os cineastas mobile a usá-la. “Sempre desencorajamos isso para nossos usuários”, disse Cohen. “Tivemos até conversas internas sobre se deveríamos permitir que os usuários usassem a lente frontal porque a qualidade era baixa. Esta nova versão tem uma novidade digna ao kit de lentes”, afirma.

3. Tiro Reverso

Esta nova função do iPhone 11 permite gravar fluxos separados em 4K de duas câmeras diferentes. O recurso, chamado “Shot, Reverse Shot” pode não ser um grande benefício para o cinema narrativo, mas deve funcionar de maneira super prática para entrevistas com documentários.

4. Uma câmera e um super computador, tudo em um

Com os processadores indo além do desempenho quad-core, os smartphones de hoje estão se aproximando rapidamente do poder de um supercomputador. Essa é a opinião do chefe da App Team da Moment, que diz que o chip A13 do iPhone 11 é quase tão rápido quanto um laptop.

É por isso que a Apple usará processadores baseados em ARM em seus computadores desktop e laptops a partir de 2020. Eles podem então projetar o chip para trabalhar com o software e não o contrário.

Mas quando você emparelha a câmera com o poder de um supercomputador, tem a capacidade de criar o que Pasqual chama de “uma mudança de paradigma” na captura de uma imagem. Em conjunto com o FiLMiC, o iPhone agora oferece aos cineastas uma faixa dinâmica, imagens Raw não compactadas por meio do Log2 e classificação profissional de cores.

5. O desempenho da versão inferior do iPhone é bom

Apesar disso, os cineastas iniciantes não precisam de US$ 1500 para imagens 4K de qualidade com o iPhone 11 Pro. De fato, o iPhone XR foi o iPhone mais popular já vendido e desfrutava de muitos recursos dos modelos Max. Claro, o iPhone 11 não possui essa lente de grande angular, mas possui o mesmo processador. Isso significa que ele pode lidar com muitas das mesmas funções que os modelos Pro, com apenas menos opções.

Um deles é o zoom composto. É aqui que a câmera pode gerenciar o zoom de uma câmera para a seguinte, de 0,5-2x no iPhone 11 Pro. Bem, o iPhone 11 mais simples desfrutará da mesma função de 1x-2x, oferecendo aos usuários um zoom óptico e computacional.

E aí, gostou? O iPhone certamente é um investimento importante para o seu set de filmagem. Como você pôde ver, com o tempo ele vem ganhando recursos muito mais interessantes e integrando configurações de câmeras profissionais de maneira muito mais atraente para a produção audiovisual profissional. É por esse motivo que, cada vez mais, os profissionais tem buscado soluções mobile interessantes para a produção de vídeos.

Assista abaixo a estreia de Bia Alves no canal da OZI no YouTube. Neste vídeo, ela sobre como começou a fazer vídeos profissionais utilizando apenas o seu smartphone. Dá uma olhada:

Espero que tenha gostado e até a próxima!

Deixe o seu comentário