CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO FILMAGEM OZI VLOG PRODUÇÃO REVIEW TESTES

REVIEW: BLACKMAGIC ATEM MINI

7 de abril de 2020

author:

REVIEW: BLACKMAGIC ATEM MINI

Fala, pessoal! Todo mundo já deve ter visto por aí, nesses tempos de quarentena e distanciamento social, algumas lives feitas por cantores famosos em suas próprias casas. Em muitas delas, existe uma ampla produção por trás, com diversas câmeras e profissionais especializados. Na maioria dos casos, todas essas produções ao vivo trabalham utilizando o famoso switcher, um equipamento que funciona como uma mesa transição de câmera manual. Por isso, hoje vamos falar sobre o notável Blackmagic Atem Mini!

Se você está pensando em trabalhar com transmissões ao vivo, começar a pensar no Blackmagic Atem Mini é uma necessidade real. Como você verá a seguir, ele pode fazer lives em tempo real utilizando até 4 câmeras.

Aproveite também para conferir este review do Blackmagic Web presenter, uma opção parecida com o Atem Mini, mas com suporte para apenas duas câmeras e microfone.

Assista abaixo este review completo onde Maurício Fonteles fala tudo sobre este switcher portátil que veio para facilitar e profissionalizar a produção das transmissões ao vivo, mesmo que você tenha poucos ou limitados recursos. Dá uma olhada:

Overview: Blackmagic Atem Mini

Feito para quem procura uma saída para fazer transmissões ao vivo de uma maneira simples e prática, o Atem Mini permite fazer desde pequenas transmissões em casa até cobertura de eventos de pequeno porte, por exemplo.

O Blackmagic Atem Mini possui um design cheio de botões funcionando com uma mesa, uma plataforma de corte ao vivo. Neste caso, a diferença deste para um switcher mais robusto é a falta da janela de preview, para que você possa escolher a câmera que vai entrar em seguida.

Autonomia com o Blackmagic Atem Mini

Primeiramente como você pôde ver acima, o Blackmagic Atem Mini é bastante compacto, o que significa que você não vai precisar de muito espaço, nem terá problemas para levá-lo para qualquer lugar. Uma outra característica que vemos logo de cara é o seu design que se assemelha a um pequeno controle remoto.

Além disso, ele possui 4 canais de entrada HDMI para conectar as suas câmeras principais, ou ainda utilizar a tela do seu computador como uma das fontes, no caso de infoprodutos como cursos ou outros que necessitam explicações diretamente na tela.

A grande sacada da Blackmagic Atem Mini é que ele permite, além de operar como um switcher (ou mesa de corte), fazer a trasmissão, enviando o sinal USB-C direto para o computador, para que você utilize opções como um software de streaming, ou como se ele fosse uma webcam no Skype, por exemplo.

Como você viu acima, o Blackmagic Atem Mini oferece autonomia para que você possa fazer uma live com quatro câmeras operando todos os cortes sozinho.

Design, botões e funções

Com quatro botões maiores de controle para alternar entre as quatro câmeras, cada uma com um controle de áudio dedicado, traz ainda botão de liga e desliga e o AFV (Audio follows video) que permite fazer a transição simultânea também do áudio para outra fonte. O switcher conta também com duas entradas de microfone com controles também separados.

Ao lado dos controles de câmera existem duas funções: “Black” para escurecer a tela e “Still”, para manter uma imagem fixa na tela em algum momento da transmissão.

Do lado direito do Blackmagic Atem Mini existem as configurações mais precisas de corte. Por exemplo CUT, para corte direto entre as fontes com seletores de duração; AUTO para transições padrão também selecionadas na própria interface; e FTB, ou (Fade to Black) para dissolver a imagem até escurecer a tela.

Na parte de cima, ainda temos a opção Picture in picture que permite colocar a câmera principal simultaneamente na tela. Por fim, existe ainda uma opção de Chroma key para cancelar o fundo verde ou azul, de acordo com a necessidade.

Uma última dica sobre o Blackmagic Atem Mini é o Atem Software Control, que oferece as funções virtuais do controlador em uma interface simples e amigável. Este programa permite fazer os mesmos cortes da mesa, porém utilizando o seu computador.

E aí, gostou? Fazer transmissões ao vivo têm se tornado uma excelente saída tanto para artistas, quanto para empresas, produtores de conteúdo e até jornalistas. Este é, portanto, um ramo que já estava se tornando bastante popular e, nas últimas semanas, têm ganhado notoriedade mundial.

Para quem quer começar a se aventurar, o Blackmagic Atem Mini é um bom ponto de partida. Apesar disso, não é exatamente um equipamento muito barato. Você pode encontrar este switcher por um valor de 250-300 dólares (no Brasil, com as taxas de importação, pode chegar a R$ 3000).

Espero que tenha gostado! E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais dicas e curiosidades sobre o universo do audiovisual. Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário