CÂMERAS CATEGORIAS CINEMA DICAS FILMAGEM OZI VLOG

REVIEW: BLACKMAGIC POCKET CINEMA CAM 6K

16 de janeiro de 2020

author:

REVIEW: BLACKMAGIC POCKET CINEMA CAM 6K

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre a potente Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K, uma câmera com algumas particularidades interessantes e que pode ser o ponto de virada do seu trabalho.

Como você verá adiante, existem muitos pontos a se pensar antes de optar por uma câmera deste tipo. Especialmente para quem faz vídeos rápidos, vlogs, coberturas de eventos com câmera na mão o tempo todo.

Confira abaixo este vídeo onde Maurício Fonteles descobre todas as funcionalidades e principais características desta câmera:

Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K

Como você viu acima, Maurício pediu para os seguidores no Instagram da OZI algumas sugestões de cenas para serem gravadas com a Black Magic Cinema Camera Pocket 6K e fez alguns testes filmando em 6K e 4K.

Sucessora da Pocket 4K, esta é uma câmera com sensor Super 35mm com crop de 1.6 e natural para usuários de Canon, uma vez que seu bocal EF permite o uso de lentes desta marca. Além disso, as baterias seguem também o mesmo padrão.

Qualidade de imagem

A Blackmagic Pocket 6K é uma câmera de cinema digital com um preço acessivel para o segmento de câmeras para cinema e várias especificações focadas nesse sentido. Ela possui uma incrível qualidade entrega de imagem com uma textura interessante e muita informação com tons de pele características e cores bem definidas.

Blackmagic Raw x ProRes

A Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K oferece dois codecs de imagem. o Blackmagic Raw, que gera arquivos maiores porque permite utilizar o máximo de resolução da câmera (até 6K); e o ProRes, um codec nativo da Apple e compatível com Final Cut, Premiere, entre outros e que entrega imagens em até 4K.

Já a questão da câmera lenta, a Blackmagic permite filmar em RAW com qualidade 6K a 50FPS, ou seja, uma boa qualidade de imagem para câmera lenta. Se você preferir, é possível também aumentar para até 120FPS, porém a câmera diminui a imagem e cropa o sensor, o que pode dificultar a sua filmagem.

Bateria

Este novo modelo da Blackmagic utiliza baterias da Canon assim como as usadas na 5D, 80D, entre outros modelos. Entretanto, estas baterias duram cerca de 20-25 minutos, o que é pouco, dependendo da sua produção.

Por isso, é de grande necessidade uma gestão de energia externa que pode ser feita por meio de baterias extras ou ainda mantendo a câmera ligada diretamente no AC, sem bateria.

Entradas e conexões

A Blackmagic Pocket 6K oferece conexões inteligentes e completas para produções mais controladas. Ela traz entrada para microfone externo e saída para monitoração via fones de ouvido. Oferece também uma saída HDMI para monitores externos.

Para alimentação, ela traz um AC de 12V. Conta também com uma entrada XLR para microfones já com Phantom power para o caso de mcrofones condensadores, por exemplo e USB-C para conexão de HD externo ou outros tipos de armazenamento. Do lado oposto da câmera, existe também entrada para cartões SD e CF.

Menu

O corpo da câmera conta com alguns botões específicos para as funções mais utilizadas, alguns deles configuráveis e que podem facilitar a vida do videomaker:

  • ON/OFF: o básico botão de ligar e desligar;
  • Function: três opções para configurar funções mais usadas;
  • Abertura: ajuste automático de abertura;
  • Foco: busca de foco (também pode ser feito na tela);
  • High Frame Rate: Acionar altos níveis de frame rate;
  • Zoom: visualizar a imagem capturada com maior detalhe;
  • Menu: acesso a todo o menu da câmera;
  • Playback: para visualizar imagens capturadas;
  • ISO: configuração para adequação à luz ambiente;
  • Shutter Speed: configuração da velocidade do obturador;
  • White Balance: configuração do balanço de branco;
  • Foto: para capturar imagens estáticas;
  • 2 botões de gravação: podem ser acionados na parte de cima ou no grip da câmera.

Como você pôde ver no vídeo, o menu da Blackmagic Pocket 6K é bastante parecido com a sua versão anterior, apenas com algumas opções mais características por conta da nova capacidade de resolução.

Para quem é a Blackmagic Pocket 6K?

A resposta para essa pergunta depende da sua atividade, fluxo e do que você precisa na hora da sua produção. Apesar de entregar uma invejável qualidade de imagem, você precisa estar preparado para fazer uma pós-produção. Então exige que você esteja preparado para gastar esse tempo a mais com o projeto.

Ela também entrega arquivos grandes, ou seja, lota facilmente cartões de 128GB. Para quem gera muitos arquivos o tempo todo pode acabar tendo um problema de capacidade de armazenamento.

Além disso, esta é uma câmera que requer também alguns acessórios externos. Maurício dá a dica de usar um Rig, uma bateria externa e uma tela monitoramento, uma vez que a tela original da Black Magic Cinema Camera 6K é bastante reflexiva, além de fixa, o que pode acabar dificultando a visualização.

Portanto, esta é uma câmera na qual o usuário deverá investir em equipamentos extras para fazer com que ela atinja seu máximo potencial.

Este modelo é para quem quer uma câmera no próximo nível, está a fim de investir um pouco mais de grana e faz produções um pouco mais controladas. Se no seu caso não existe muito controle, ou seja, você cobre muitos eventos, faz vídeos mais fluídos e soltos, ela talvez seja uma câmera que traga mais problemas do que soluções.

Por fim, a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K é uma câmera super interessante e com uma qualidade incrível de imagem. Contudo, é extremamente necessário entender como ela funciona para que você não acabe investindo em um equipamento que pode acabar sendo prejudicial ao seu trabalho.

Uma outra consideração final feita pelo Maurício é que usuários da Blackmagic Pocket 4K não precisam necessariamente migrar para este modelo, a não ser que exista uma real exigência em questão de resolução da imagem ou a necessidade de uma segunda câmera equivalente.

O real potencial da Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K não é exatamente entregar uma imagem pronta, mas uma imagem que possa ser trabalhada na pós-produção de forma a alcançar um resultado surpreendente.

Espero que tenha gostado deste review e não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos e dicas interessantes. Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário