ÁUDIO CATEGORIAS DICAS NOTÍCIAS OZI VLOG PRODUÇÃO REVIEW

REVIEW: SARAMONIC SMARTRIG+

17 de junho de 2020

author:

REVIEW: SARAMONIC SMARTRIG+

Fala galera! Muita gente acaba tendo bastante dificuldade na hora de pensar em saídas e opções para gravar áudio de melhor qualidade. Por isso, hoje vamos falar sobre um equipamento super interessante que permite ligar microfones em qualquer câmera: o Saramonic Smartrig+!

Geralmente, se a sua câmera tem uma entrada para microfones externos, você acaba optando por conectar uma opção que possa cobrir todo o ambiente, como um microfone shotgun, por exemplo. Agora, caso você precise conectar dois microfones ao mesmo tempo, o que fazer?

É esta solução que o Saramonic Smartrig pretende oferecer. Confira abaixo este review completo feito por Maurício Fonteles no qual ele explora todas as funcionalidades do equipamento:

Smartrig+: overview

Em primeiro lugar, quando você vai fazer uma gravação seja de uma entrevista, uma peça publicitária ou de um conteúdo para redes sociais que necessite de mais de um microfone, você conecta os dois microfones a um gravador externo como um Zoom H4n.

O grande problema nisso é que esse gravador externo é um equipamento a mais para prestar atenção no seu setup, ou seja, você vai ter que preparar cartões de memória para ele, ligar, testar e monitorar, além de todas as preocupações que você já deverá ter com a câmera, composição de cena, iluminação, entre outros.

Com o Smartrig+ você terá a possibilidade de ligar os dois microfones diretamente na sua câmera. Em outras palavras, ele facilita a sua gravação de áudio para que você tenha menos falhas e foque sua produção em outros pontos.

Conexões

A interface do Smartrig+ possui duas entradas de áudio com uma saída para ligar diretamente na sua câmera ou no celular. Como ele é um equipamento híbrido existe ainda a possibilidade de conectar também a um gravador ou computador.

Com um formato compacto, o Smartrig+ possui duas entradas híbridas XLR e P10, ou seja, você pode ligar microfones por meio de cabos balanceados ou instrumentos na mesma entrada. Além disso, conta com duas entradas P2 para que você possa conectar microfones mais simples que tenham essa conexão.

É importante dizer que todas as entradas são independentes. Portanto, você pode ligar todas juntas, somando um total de 4 microfones que podem ser gravados mono ou estéreo para mixar no seu programa de edição.

Bastante intuitivo, traz controles de volume, um botão de chaveamento para selecionar câmera ou celular e um botão de liga/desliga que permite também acionar o modo phantom power (+48V) para alimentar alguns modelos de microfone.

Na parte de baixo do Smartrig+ existe uma saída P2 para ligar na câmera e uma saída para monitoração. A parte traseira tem uma abertura para bateria 9V com autonomia de aproximadamente 12 horas, além de furo para tripé.

Possibilidades de uso do Saramonic Smartrig+

Como dissemos acima, com o Smartrig+ você terá entradas XLR com controle de volume para usar direto na câmera. Isso facilita demais o processo de gravação e de pós-produção.

Ao mesmo tempo, existem diversas outras formas de você ampliar as suas possibilidades para gravação de áudio em uma produção. Confira abaixo:

Smartphones

No smartphone, Maurício recomenda utilizar aplicativos que permitam a monitoração externa, uma vez que as câmeras nativas tanto do iPhone quanto do Android não permitem esse tipo de monitoração.

Aplicativos como o FilmiC Pro (iOS) e Open Camera (Android) podem ajudar muito ao usar o Smartrig+ no celular.

Computador

Outra forma interessante de usar o Smartrig+ é ligado diretamente no seu computador para fazer lives com dois microfones diferentes.

Dessa forma, o equipamento funciona como uma interface de áudio para ligar os seus microfones adequadamente.

Atem Mini

Também é possível usar o equipamento como extensor de entradas para uma Atem Mini. Você pode ligar o Smartrig+ direto em um dos canais P2 da Atem Mini e expandir a capacidade de gravação de vídeo desta placa para obter um som de maior qualidade.

Tocar instrumentos

Uma última dica bastante interessante: como o Smartrig+ possui entradas híbridas, você pode lugar tanto o microfone quanto um instrumento, como uma guitarra ou um violão elétrico, por exemplo.

Dessa forma, você poderá usar aplicativos de VST para criar e gravar timbres diferentes direto no seu celular, sem a necessidade de um amplificador, por exemplo.

Saramonic Smartrig+: áudio sem limites

O Smartrig+ é um equipamento super completo e uma ótima forma de pensar em soluções diferentes para suas produções de vídeo obterem um áudio impecável.

Espero que tenha gostado! Por fim, conta pra gente se já usou esse equipamento e como ele se encaixa no seu tipo de produção de vídeo. Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes pra a sua carreira.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário