CARREIRA CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO ROTEIRO

ROTEIRO: 3 DICAS PARA ESCREVER DIARIAMENTE

20 de novembro de 2019

author:

ROTEIRO: 3 DICAS PARA ESCREVER DIARIAMENTE

Fala galera! Uma das coisas mais importantes ao escrever um roteiro é manter uma frequência de trabalho. Isso significa manter a sua mente voltada para a produção deste roteiro diariamente, mantendo o embalo do seu trabalho.

Todos nós sabemos que, escrever todos os dias pode elevar dramaticamente a qualidade do seu trabalho. Entretanto, você precisa entender que existe o momento certo para colocar essa atividade em prática na sua rotina.

Confira abaixo algumas dicas do site No Film School sobre criação de roteiro e procure criar uma programação para trabalhar mais efetivamente no seu roteiro.

É melhor escrever seu roteiro de manhã ou de noite?

Em primeiro lugar é preciso fazer essa autorreflexão. Essa pergunta não significa exatamente que você não possa escrever nos dois horários. De qualquer forma, ela sugere também uma reflexão: qual é o melhor momento para você escrever? Por exemplo, se você faz reuniões durante o dia ou passa o expediente inteiro dentro de um escritório, seu melhor momento (talvez seu único momento livre) seja na parte da noite.

Dica 1: Como é a sua programação diária?

Se você tem um emprego convencional, das 9h às 18h, por exemplo, você tem duas opções: acordar muito cedo e escrever até a hora em que precisar sair para o trabalho, ou escrever ao voltar pra casa até quando precisar ir para a cama.

Claro que existem outras prioridades como filhos, prática de esportes, ou até mesmo um segundo emprego, então talvez esses horários não sejam tão simples assim para você.

O que você realmente precisa encontrar é uma ou duas horas em que você pode se concentrar totalmente. Talvez seja depois que as crianças vão dormir, depois da academia, ou mesmo o seu horário de almoço no trabalho.

Muito do que você faz como escritor pode ser feito sem escrever. Às vezes, você precisa de pensamentos latentes para ajudar a quebrar o bloqueio do escritor. De qualquer forma, conseguir uma a duas horas por dia pode lher ajudar a terminar suas ideias e maximizar o seu tempo.

Dica 2: eliminar distrações

Uma dica importante ao escrever: desligue o Wi-fi e deixe o seu celular em outro cômodo da casa. Com a falta de distrações (a internet está cheia delas), você poderá se concentrar completamente no roteiro.

Pode ser que você goste de escrever ouvindo música. Uma grande saída é encontrar ou criar playlists com músicas que mantenham o seu foco. Neste caso podem ser instrumentais, ou ainda canções que tenham a mesma vibe do seu roteiro, por exemplo, para colocar você no clima.

Dica 3: defina metas razoáveis para o seu roteiro

Não tente escrever dez páginas por dia – a menos que seja tudo o que você está fazendo naquele dia e entenda que isso faz sentido de acordo com o seu ritmo de trabalho.

Em outros casos, defina metas como três páginas diárias. Neste caso, você terá duas horas para revisar, repassar e finalizar o que escreveu no dia anterior e então escrever três páginas com a mente trabalhando mais fortemente na sua história.

isso faz você criar uma rotina de trabalho e ainda pode dar a sensação de que usou as suas horas com sabedoria.

O objetivo deste post é que você conheça melhor o seu próprio trabalho. Sua agenda de redação pode ser tão doida ou organizada quanto você quiser, desde que você produza as páginas, ninguém vai se importar.

Espero que tenha gostado e que estas dicas possam fazer sentido para melhorar o seu fluxo de trabalho enquanto roteirista. Aproveite para acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos e dicas para a carreira no audiovisual.

Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário