CATEGORIAS DICAS ILUMINAÇÃO NOTÍCIAS PRODUÇÃO

USANDO LUZ NATURAL DENTRO DE UM CARRO

23 de setembro de 2019

author:

USANDO LUZ NATURAL DENTRO DE UM CARRO

Fala galera! Gravar uma cena dentro de um carro pode ser uma opção em comerciais, ou vídeos autorais para cinema, por exemplo. De qualquer forma, existem técnicas para facilitar a iluminação deste tipo de cena, sem gastar muito com isso e usando apenas a luz natural.

Iluminar uma cena de carro durante o dia em um projeto de baixo orçamento pode acabar apresentando mais problemas do que você pode esperar. Em primeiro lugar, o carro, somente por seu design, vai bloquear a iluminação direta do teto. E, ao contrário de filmar uma cena interior de carro à noite, você não pode inundar o carro com luzes.

Da mesma forma, apontar qualquer forma de iluminação diretamente para o veículo pode parecer muito artificial para o espectador. Ainda assim, caso você quisesse direcionar a luz para um carro, uma configuração melhor seria ter uma luz similar em potência direcionada para uma folha de difusão e iluminar o carro com uma fonte de luz difusa. No entanto, essas ferramentas não são tão econômicas.

Usando luz natural para gravar cenas dentro de um carro

Se você estiver filmando sem nenhuma ferramenta adicional, você terá no fim das contas duas opções:

  1. Fazer uma exposição para o ator em cena e deixar o plano de fundo ensolarado, brilhante e até relativamente estourado;
  2. Trazer as luzes de volta ao controle, mas fazendo com que o ator caia em sombras desagradáveis que dão uma carga mais dramática à cena.

Em vez disso, vamos dar uma dica do grande diretor de fotografia Darius Khaondji – mas uma dica econômica, é claro. A ideia tem base na foto abaixo, dos bastidores das gravações do filme Se7en.

Para iluminação dentro de um caro, você pode sempre posicionar seu carro de frente para o sol, iluminando o ator. No entanto, ao fazer isso, a iluminação pode ficar mais clara do que o fundo externo. Portanto, sugiro posicionar o veículo para que o sol entre nas janelas em ângulo. Ao fazer isso, você também terá sombras nas curvas e nas bordas do carro e nos elementos internos, criando uma camada de formas no veículo.

Então, uma ferramenta barata é a folha de reflexão do kit Scrim Jim da Westcott. Embora o kit de scrim seja principalmente para difundir e refletir a luz, a maioria de suas embalagens possui uma folha de prata reflexiva para uma reflexão mais direta.

Pegue sua folha refletora e coloque-a no banco do passageiro do veículo, em vista direta da luz do sol. Normalmente, acho que o lado prateado de uma folha refletora é um tanto agressivo. Porém, se nas condições de luminosidade você reduziu sua exposição para evitar que o fundo se queimasse, ele deve ficar bem equilibrado.

Balanceamento da luz natural

Imediatamente, seu carro deve ficar incandescente com uma luz suave. Não é nada perceptível ou perturbador, mas você certamente sentirá falta quando remover a folha. No entanto, você deve ter cuidado com o posicionamento da folha de reflexão. Caso ela esteja amassada, poderá lançar faixas de rejeição indesejadas dentro do veículo.

Dependendo do espaço e posição da câmera, você também pode colocar um refletor na parte de trás do carro. Isso para iluminar o rosto do ator. Como o material refletivo no banco ilumina o veículo como um todo, o refletor fornecerá uma luz mais direta ao lado do rosto da pessoa na cena.

Obviamente, neste exemplo temos apenas um ator no veículo. Então, de repente, essa dica se torna menos viável se você precisar filmar dois atores em uma cena. Da mesma forma, se eu estiver usando um kit de reforço, certamente teria sido mais produtivo configurá-lo.

Como alternativa, se você quiser uma luz totalmente suave e o para-brisa não estiver aparecendo na cena, basta colocar uma folha de difusão sobre o para-brisa. Veja um exemplo do resultado final no vídeo abaixo:

Interessante notar como, mesmo utilizando a luz natural, você tem uma infinidade de possibilidades para iluminar as suas cenas. Espero que tenham curtido mais essa dica. Fiquem ligados no canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos ideais para aprimorar o seu trabalho como videomaker.

Até a próxima, pessoal!

Deixe o seu comentário