CARREIRA CATEGORIAS CINEMA DICAS FILMAGEM OZI VLOG PRODUÇÃO

VÍDEO AUTORAL

22 de novembro de 2019

author:

VÍDEO AUTORAL

Olá, pessoal! Todo videomaker tem uma espécie de mania de criar conteúdo sempre condicionado a algum trabalho remunerado. Esta é uma realidade, muitas vezes acaba nem sobrando tempo para pensar em criar um conteúdo autoral, produzir uma ideia própria, com a sua cara, do seu jeito.

Apesar de tudo isso, existem grandes vantagens de criar conteúdo autoral. Isso vai desde testar as suas habilidades, até conhecer melhor o seu equipamento e divulgar mais o seu trabalho.

No OZI Vlog, Maurício Fonteles fala sobre a produção de vídeos autorais. Assista abaixo:

Como produzir conteúdo autoral pode ajudar na sua carreira?

Como você viu acim,a Maurício conta a história sobre o campeonato de crossfit que ele decidiu filmar, gerando conteúdo tanto para seu portfólio profissional, quanto para os idealizadores do evento.

Este tipo de conteúdo é o que chamamos de autoral, aquilo que você busca fazer para satisfazer uma necessidade de realização pessoal. Algo que você quer fazer, embora não esteja inteiramente atrelado a uma empresa que te contratou, por exemplo.

Liberdade de criação

Um dos pontos-chave da criação de conteúdo autoral é a liberdade de criação do videomaker. Tanto para gravar planos diferenciados, sequências e testar transições feitas diretamente na câmera, quanto para colocar em prática novas técnicas e aprendizados durante o processo de edição deste conteúdo.

Aqui temos um exemplo muito interessante: Maurício conta no vídeo que, a cada diária, ele usa uma câmera diferente (em um dos dias do evento ele usou apenas o celular para gravar). Dessa forma, ele acaba colocando em prática tanto suas habilidades quanto o “tempo de vôo” com seus próprios equipamentos de trabalho.

Alto poder de engajamento

Um outro ponto muito determinante para quem faz este tipo de conteúdo mais autoral é a possibilidade de engajamento nas redes sociais. No caso citado por Maurício, muitos participantes do evento e entusiastas do crossfit passaram a compartilhar o conteúdo de maneira orgânica.

Portanto, além de gerar excelentes resultados para divulgar o seu trabalho, o vídeo autoral possui uma forte tendência de chamar a atençãod as pessoas que estão envolvidas ou que tem interesse naquele tema.

Divulgação do seu trabalho

Juntando toda a liberdade de criação e a capacidade de engajamento deste conteúdo autoral, podemos dizer que o resultado mínimo é uma ampla divulgação do seu trabalho de maneira muito mais orgânica.

Como todos nós sabemos, o famoso boca a boca ganhou muita força com a popularização das redes sociais. Portanto, divulgar o seu trabalho dessa maneira permite levar as suas produções para muito mais pessoas, inclusindo possíveis clientes que você pode acabar trabalhando no futuro.

O conteúdo autoral pode impulsionar a sua carreira

Por fim, é importante definir: fazer o conteúdo autoral é trabalhar em produções que você tenha vontade de fazer. Este é um exercício imprescindível para o videomaker. Afinal de contas, trabalhar conteúdo autoral do seu jeito pode ser a chave para encontrar seu lugar na área. Quem sabe isso o ajude até a se tornar uma referência em determinado nicho, se for esse o seu intuito.

Espero que tenha gostado. Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos interessantes para a sua carreira. Até a próxima!

Deixe o seu comentário