CARREIRA CATEGORIAS NOTÍCIAS OZI VLOG PRODUÇÃO VIAGEM XP HISTÓRIAS

XP HISTÓRIAS #03: RICARDO CARDOSO

14 de maio de 2020

author:

XP HISTÓRIAS #03: RICARDO CARDOSO

Fala galera! Dando sequência à série XP Histórias, hoje você vai conhecer a trajetória profissional de Ricardo Cardoso (@sobrepessoaselugares). Nesta conversa com Maurício Fonteles, ele conta bastante sobre a sua carreira e como entrou nesse universo mesmo com uma formação na área de administração e especialização em políticas públicas.

Confira abaixo toda a conversa:

Começo da carreira

Apesar de sua formação em adminstração e políticas públicas, Ricardo sempre foi aficcionado por cinema. Isso acabou o levando a ocupar um cargo na Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

Depois de muita experiência na parte de regulamentação e fiscalização de projetos relacionaodos ao audiovisual, Ricardo procurou ir além do teor burocrático e começou a criar vídeos com uma intenção mais voltada para os documentários.

Foi assim que nasceu a ideia do perfil que ele alimenta no Instagram “Sobre pessoas e lugares”. A página traz fotos e imagens de viagens pelo Brasil, além de alguns trechos de conversas que ele tem com pessoas que vivem nestas cidades.

Formação

Dentre suas formações estão um curso de cinema em uma renomada escola de Cuba que o ensinou muitos princípios sobre produção de vídeo na prática, onde também criou um documentário a partir do zero absoluto. “Foi lá principalmente na sala de edição que eu vi realmente a mágica do cinema acontencendo. Eu vi o editor fazendo aquelas coisas e falei, caraca, eu tenho que aprender a fazer isso. E quando cheguei ao Brasil eu procurei um curso de audiovisual como um todo, essa parte mais técnica”, diz Ricardo.

Foi assim que Ricardo conheceu a OZI e iniciou o curso de Produção de conteúdo (hoje chamado “Criadores de Vídeo”) e, em seguida participou da 7ª turma do OZI XP. “Eu tive o conhecimento teórico fazendo o curso de produção e no Experience eu fui realmente fazer os vídeos. Porque uma das coisas legais do Experience, pra você aproveitar, você tem que fazer os vídeos”, complementa.

Sobre pessoas e lugares

O projeto de Ricardo é totalmente baseado em uma forma documental de falar sobre as cidades pelas quais ele vai passar. “Uma das coisas que o vídeo vai possibilitar é de fazer viagens, conhecer pessoas e contar essas histórias”, afirma Ricardo.

Assim, ele mantém o projeto entrevistando pessoas com uma interessante bagagem pessoal e visões diferentes das cidades em que passa.

Muito mais do que somente dicas de locais para estadia, restaurantes e pontos turísticos, o projeto “Sobre lugares e pessoas” tem o poder de contar histórias que se passam em todas as cidades que Ricardo passa, fugindo do lugar-comum dos canais convencionais de turismo.

Como você pôde assistir no vídeo acima, este é um projeto que se constrói pouco a pouco. Além disso, é inovador em termos de conteúdo e estratégia. “Você tem uma ideia de fazer, mas ele na verdade não existe nem em termos de formato e tá tudo bem, a internet e o conteúdo permitem isso. Acho que é um documentário sobre sua própria busca em criar esses documentários”, reflete Maurício.

O que mudou depois do OZI XP?

Antes da resposta de Ricardo para esta pergunta, uma interessante saída de mercado neste conteúdo criado por ele é a possibilidade de fazer vídeos voltados para empresas relacionadas ao turismo. Isso pode, sobretudo, ajudar a custear e reduzir despesas algumas de suas viagens.

E o conhecimento para entender e criar esses diferentes formatos e tipos de vídeo ele conta que adquiriu por meio do OZI XP. Além disso, Ricardo destacou outros pontos sobre o treinamento como a ajuda em treinar o olhar para a produção e adquirir mais confiança para começar a trabalhar em produções de vídeo, mesmo que sozinho.

OZI XP: a teoria colocada em prática

Como você viu acima, o OZI XP trouxe um conhecimento fundamental para que Ricardo pudesse colocar seu projeto em prática. Além do conhecimento teórico que ele já havia adquirido no principal curso de produção de vídeo da OZI, foi no XP que ele teve a oportunidade de conhecer melhor o mercado e colocar em prática tudo o que estava aprendendo.

O OZI XP é um treinamento que oferece, na prática, tudo o que você precisa saber para começar a fazer vídeos profissionalmente com autonomia. Dessa forma, você cria uma bagagem para produzir diferentes tipos de vídeo e se lançar no mercado como um videomaker articulado e cheio de conhecimento.

Espero que tenha gostado! Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui.

Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário