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YOUTUBE: ENTRE O VIRAL E O PROFISSIONAL

18 de dezembro de 2019

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YOUTUBE: ENTRE O VIRAL E O PROFISSIONAL

Fala pessoal! Algumas semanas atrás surgiu o comentário de uma seguidora no Instagram falando sobre os views do YouTube. Sobre como muitas vezes um vídeo despretensioso feito por uma dona de casa acaba tendo mais visualizações do que conteúdos bem pensados, super produzidos ou até mesmo muito mais caros.

Nesta edição do OZI Vlog, Maurício Fonteles fala tudo sobre este assunto e sobre como não devemos misturar as coisas, especialmente quando se trata da produção de conteúdo profissional para o YouTube.

Viral x Profissional

Bom, em primeiro lugar, existe uma diferença gritante entre fazer um vídeo bem produzido, um vídeo totalmente simples e também no que você está fazendo profissionalmente. São polos muitas vezes opostos e às vezes sequer se conversam.

No YouTube, podemos encontrar vídeos péssimos em termos de qualidade técnica, mas com um alcance gigantesco. Apesar da contradição, estes vídeos demonstram uma espécie de democratização de conteúdo. Afinal de contas, qualquer pessoa tem o direito de publicar seu vídeo da forma que achar melhor.

De qualquer maneira, se você trabalha com YouTube ou criação de conteúdo, é necessário pensar de maneira diferente sobre a qualidade dos seus vídeos, não apenas focar em views e sucesso de vídeos que viralizam muitas vezes por conta também dessa simplicidade.

Creator profissional do YouTube

Um vídeo bem sucedido de uma dona de casa como foi mencionado no comentário não significa que essa dona de casa quer ser uma youtuber de sucesso, ou mesmo uma produtora de conteúdo de modo geral. Às vezes ela simplesmente postou um vídeo que gostaria de compartilhar com o mundo.

Porém, quando você pensa em trabalhar diretamente para um canal do YouTube, ou ser criador de conteúdo, você precisa sim ter um cuidado técnico apurado para fazer o seu conteúdo mais relevante e obter mais cuidado com a história.

Quando falamos de história, é imprescindível ter clareza na informação e uma boa narrativa. Isso é fundamental para que o seu vídeo cresça e seja bem aceito pelo seu público. Porém, é importante também que você se destaque tecnicamente. Não só pela quantidade de views, mas pela percepção do público sobre o seu vídeo, sobre o seu trabalho.

“Se você quer trabalhar profissionalmente com vídeo seja criando seus próprios conteúdos ou criando conteúdos para outras pessoas, você tem que melhorar a cada vídeo. Não dá pra ficar mais tosco a cada vídeo”

–Maurício Fonteles

Como melhor exemplo neste caso, Maurício cita também Whindersson Nunes. Um dos maiores YouTubers brasileiros que mantém a simplicidade dos vlogs feitos em um quarto de hotel. Entretanto, ele ainda assim grava com uma qualidade de imagem superior aos seus primeiros vídeos. Isso porque ele foca muito na edição final, ou seja, criando uma estratégia na manutenção dessa simplicidade.

Construções de longo prazo

Uma máxima para o YouTube é a seguinte: você precisa subir de nível. Isso certamente vai trazer qualidade e resultado para o seu conteúdo. Portanto, nunca se compare à dona de casa que quis se divertir gravando um vídeo. Pense no que você quer transmitir e com quem você está falando. Não adianta ter milhões de views sem pensar na continuidade desse trabalho.

Um vídeo viral pode fazer o seu canal crescer, mas é necessário pensar no passo seguinte: aonde aquele vídeo poderá te levar. Por fim, pensar no YouTube é um pensamento a longo prazo. Muitas vezes vale mais você ter poucas pessoas realmente engajadas com seu conteúdo do que milhões sem uma estratégia de continuidade do seu processo de produção.

Interessante entender essa dicotomia entre vídeos que viralizam sem essa qualidade e técnica e vídeos que são feitos por profissionais, por pessoas que querem pensar à frente no mercado.

É uma questão de onde você quer chegar com os seus vídeos. E melhorar a qualidade técnica vai fazer diferença nessa construção de longo prazo. O mais importante é não comparar seu esforço com quantidade de views, mas sim aumentar a qualidade do seu conteúdo e das histórias que você quer contar.

Espero que tenha gostado. Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos interessantes para a sua carreira como videomaker. Até a próxima, pessoal!

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