CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO PRODUÇÃO TUTORIAIS

ZOOM PARA TRANSIÇÕES NO PREMIERE

13 de setembro de 2019

author:

ZOOM PARA TRANSIÇÕES NO PREMIERE

Fala galera! Para quem está procurando transições mais suaves ou inteligentes e que não exijam muitos recursos, o uso do zoom pode ser bem interessante. Ele dá vida a objetos estáticos e ajuda a transições suaves.

O efeito de zoom pode ser considerado um dos efeitos mais usados ​​no Adobe Premiere. Muitos videomakers acabam usando este recurso para fazer recortes de câmera ou mesmo para criar movimento em imagens mais estáticas.

No post de hoje, você vai entender como funciona a criação do efeito de zoom no Premiere e depois como incorporar esse zoom em uma transição. Vamos começar!

Etapa 1: adicione seu clipe à linha do tempo

Em primeiro lugar, para criar um efeito de zoom no Premiere Pro, usaremos keyframes para os parâmetros de zoom e posição. Primeiro, vamos começar adicionando nossa imagem ou filmagem à linha do tempo do Premiere Pro.

Etapa 2: Adicionando quadros-chave à escala e posição

Em seguida, com o clipe selecionado, navegaremos para o primeiro quadro do clipe. É aqui que vamos adicionar o nosso primeiro keyframe. Na janela de controles de efeitos, clique no ícone do cronômetro ao lado dos parâmetros Scale e Position . Dessa forma, você adiciona seu primeiro quadro-chave para a escala e a posição do clipe.

Etapa 3: Criando e polindo o zoom

Após clicar e ativar o cronômetro para um parâmetro, o Premiere adicionará quadros-chave automaticamente sempre que um parâmetro for ajustado. Portanto, tudo o que precisamos fazer agora é navegar até o último quadro do clipe e ajustar nossos parâmetros de escala e posição.

Assim que você ajusta o parâmetro, um novo keyframe é adicionado automaticamente no momento atual. Certifique-se de criar a posição onde deseja que a foto final esteja, pois o Premiere interpretará automaticamente o movimento em um zoom entre os dois keyframes.

Aprimore o zoom

Normalmente, redimensiono um pouco e ajusto minha posição para ampliar a parte principal da imagem. Se você quiser suavizar o término do zoom, você pode sempre adicionar o Ease Out para dar o final do clipe de um pouco mais de deslizar.

Entrada e saída

Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no quadro-chave final e selecione Facilidade de entrada ou Facilidade de saída, dependendo de você estar entrando ou saindo de um clipe.

Salvar o zoom como predefinição

Como uma dica bônus, você pode salvar esse efeito de zoom como uma predefinição para usar rapidamente mais tarde em qualquer outro clipe.

Na janela “Effect Controls”, com “Motion” selecionado, clique no menu do painel no canto superior direito. Clique em “Save preset”. Certifique-se de escolher “Scale” como o tipo de predefinição. Isso moverá a animação por toda a duração do clipe. Nomeie a predefinição de forma que você lembre futuramente.

Agora, sempre que precisar lançar o efeito de zoom em um clipe com pressa novamente, basta olhar na sua pasta de predefinições na janela de efeitos.

Lembre-se de que você também pode reverter o efeito que acabamos de fazer e diminuir o zoom da imagem. Isso é bom para revelar certas coisas na imagem ao longo do tempo.

Você pode ainda adicionar keyframes para outras coisas para torná-lo mais interessante, como rotação. No Premiere Pro, como a maioria dos aplicativos de edição de vídeo, você pode até ser realmente criativo e adicionar keyframes a elementos como efeitos de cores, borrões, entre outros.

Transição com zoom

Um uso muito popular do zoom no Premiere é criar uma transição entre dois clipes, utilizando a ferramenta de zoom. É usado em todos os vlogs e mídias sociais como uma maneira de exibir suas últimas imagens de férias. O Creative Ryan tem um tutorial muito simples sobre esse assunto que usaremos como exemplo.

Tudo o que você precisa fazer é pegar os dois clipes que você deseja fazer a transição e adicionar o efeito Transform aos dois. Ou seja, no primeiro clipe, defina um keyframe no final e três ou quatro quadros antes disso.

No keyframe final, aumente o efeito Transform e aumente o ângulo do obturador para 360. Dessa forma, certifique-se de também desmarcar “Usar ângulo do obturador da composição”, que adicionará o desfoque de movimento que você está procurando nesse tipo de transição.

Para coincidir com o zoom do primeiro clipe, faça o mesmo com o segundo clipe, mas ao contrário. Adicione o zoom ao início do clipe e retorne às configurações normais após alguns quadros-chave.

E pronto!

*

Por fim, esta é uma dica interessante para incrementar seus vídeos e produções profissionais. Contudo, não se esqueça de usar o recurso nas horas certas, para não cansar o seu público com efeitos muito repetidos ou mesmo uma linguagem visual que possa acabar ficando cansativa. Basta usar nos momentos certos para ter um vídeo de qualidade e surpreendente aos espectadores.

Espero que tenha gostado. Não se esqueça de acompanhar o canal do YouTube da OZI para receber mais conteúdos interessantes relacionados ao audiovisual. Até a próxima!

Deixe o seu comentário